Aracaju (SE), 01 de dezembro de 2021
POR: Felipe Martins
Fonte: FM Assessoria
Em: 23/09/2021 às 09h39
Pub.: 23 de setembro de 2021

Com experiência na África, Chef Alex Leoni inaugura hamburgueria temática em Aracaju


Chef de cozinha Alex Leoni (Foto: Divulgação)

Chef de cozinha Alex Leoni (Foto: Divulgação)

Foram mais de sete anos de experiência onde comandou até o restaurante de um dos melhores hotéis de Moçambique e cozinhou para o presidente, governador e até para a realeza de países vizinhos. Esta é a história da chef de cozinha Alex Leoni, baiana que veio morar em Aracaju aos cinco anos e aos 16 partiu para a África com a família. Formada em gastronomia, ela iniciou sua experiência cozinhando e fazendo eventos para brasileiros em Moçambique, foi se destacando e recebendo vários convites para comandar restaurantes por lá até que aceitou o desafio de ser chef executiva de um dos melhores hotéis do país. De volta à Aracaju, Alex agora assumiu o desafio de inaugurar a primeira hamburgueria africana de Sergipe.


A chef traz a experiência de passar por vários países do continente africano e europeu. Ela foi morar em Moçambique após o pai ter recebido uma proposta de trabalho para lá.


 "Foi onde eu tive meu primeiro contato com a cultura africana. Eu já tinha vontade de seguir a área gastronômica, mas lá foi o que me aflorou mais porque tive muito contato com a cozinha de vários países da África e da Europa. Fui chef executiva de uma cozinha com 32 funcionários e onde fazíamos eventos para as autoridades de Moçambique como o presidente, governador e até de príncipes e princesas de países vizinhos que se hospedavam lá", destaca Alex.


Devido a pandemia, a chef teve que encerrar seu contrato no hotel e voltar para o Brasil. Em Aracaju, ela lançou uma marca de congelados com o seu nome e recentemente teve a ideia de abrir um empreendimento que unisse a história da família, foi aí que nasceu a ideia do "Africans Burger".


Africans Burger (Foto: Divulgação)

Africans Burger (Foto: Divulgação)


"Nada melhor do que um tema africano para unir e contar a história da nossa família. Resolvemos abrir a primeira hamburgueria temática africana de Sergipe com tudo o que tivemos contato por lá", explica a chef.  


O cardápio do Africans Burger é composto por diversos itens que levam nomes de parques e pontos turísticos africanos como o Kruger Burger, que é feito com carne de avestruz, a Samussa, que é um salgado de origem indiana, mas muito apreciado em Moçambique e o Zambeze que é o peito de frango marinado a moda zambeziana com leite de coco e amendoim.


"Resolvi unir o hambúrguer que é uma paixão do brasileiro com a África, que tem uma cozinha exótica com temperos fortes e carregada de cultura. Tudo da cozinha africana tem uma história por trás e um porquê do que aquilo começou a ser feito. A África é um lugar maravilhoso e rico em culturas diferentes e resolvemos trazer um pouco do que vivemos lá para o Brasil, para Aracaju", ressalta Leoni.  


O Africans Burger fica localizado na Avenida Murilo Dantas, 1602, próximo a Universidade Tiradentes e funciona de terça a domingo das 17h às 22h.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação