FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: Iracema Corso
Fonte: CUT/SE
Em: 26/01/2022 às 12:11
Pub.: 27 de janeiro de 2022
Atualizada: 26/01/2022 às 12h26

Visibilidade: 7ª Caminhada para Oxalá luta contra intolerância religiosa em Sergipe

Pela paz, liberdade, axé e contra o racismo religioso, comunidades de religião de matriz africana caminham na 13 de Julho em Aracaju.

Visibilidade: 7ª Caminhada para Oxalá luta contra intolerância religiosa em Sergipe (Foto: CUT/SE)

Visibilidade: 7ª Caminhada para Oxalá luta contra intolerância religiosa em Sergipe (Foto: CUT/SE)

No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, sexta-feira, 21 de janeiro, comunidades de religião de matriz africana andaram juntas pela Avenida Beira Mar até a Praia Formosa, em Aracaju, na 7ª Caminhada para Oxalá. Casas de axé de todo o Estado de Sergipe participaram da 7ª Caminhada para Oxalá, organizada pelo Fórum Sergipano de Religiões de Matriz Africana e pela REMA (Rede de Matriz Africana).

A 7ª Caminhada para Oxalá prestou homenagem à Iyalorixá Mãe Marizete (Oya Matamba). “Mãe de um terreiro centenário de Aracaju, o Abassá São Jorge, localizado na Rua mãe Nanã, no Bairro América, um terreiro com história de luta para preservação e defesa da religião de matriz africana em Aracaju, essa autoridade religiosa do nosso Estado está prestes a completar 92 anos de vida e é mais do que merecedora da nossa homenagem”, explicou Irivan de Assis, membro do Fórum Sergipano de Religiões de Matriz Africana.

A banda de Afoxé Omo Oxum trouxe cultura negra para uma das principais avenidas da cidade de Aracaju. “O povo de axé atendeu ao nosso chamado, e isso foi muito positivo porque a presença do povo de axé reafirmou o compromisso coletivo no combate ao racismo religioso. A visibilidade da 7ª Caminhada para Oxalá foi muito importante. Viemos para a rua com a bandeira de luta pela liberdade religiosa”, observou Irivan de Assis.

Desejando boa sorte e bênção a todos os presentes, a Iyalorixá Lígia do Ilê Axé Odé Fará, secretária nacional da REMA (Rede de Matriz Africana) falou: “awurê, povo de axé que veio construir a 7ª Caminhada para Oxalá, porque é muito importante a defesa do nosso direito e a manutenção da nossa liberdade de culto à nossa ancestralidade. A nossa luta é pela liberdade, paz e axé”, afirmou.

Arlete Silva, secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), reforçou que a data de 21 de janeiro precisa sempre ser lembrada até que a violência racista contra o povo de axé seja superada na nossa sociedade.

“Comemoramos a caminhada para Oxalá e protestamos contra a intolerância religiosa neste dia 21 de janeiro. A intolerância está relacionada diretamente com o preconceito e o racismo estrutural onde pessoas negras não têm direito a cultuar sua religião. A religião de matriz africana pode ser cultuada por negros e brancos e neste dia a gente entoa a voz contra a intolerância religiosa, aos que chamam de bruxaria, ‘macumba’ de forma pejorativa. Precisamos desmistificar este preconceito e as pessoas precisam compreender que todas as religiões devem ser respeitadas”, afirmou Arlete.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação