Festival Curta-Se amplia atuação nacional e alcança novos territórios de circulação cultural
O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se) amplia sua presença no cenário audiovisual brasileiro e passa a alcançar novos territórios de circulação cultural, chegando às cidades de Tiradentes (MG) e Goiânia (GO). A expansão reafirma o reconhecimento nacional do festival sergipano e consolida seu papel como espaço de diálogo, formação e difusão do cinema iberoamericano, contribuindo para a democratização do acesso às obras audiovisuais.
Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o Curta-Se participa da Mostra de Tiradentes, um dos mais relevantes eventos do audiovisual brasileiro. Na ocasião, o Festival estará presente em uma Roda de Conversa sobre Festivais Audiovisuais, integrando o debate sobre circulação de obras, formação de público e fortalecimento do setor. A participação contará com a presença da diretora executiva do Curta-Se, Rosângela Rocha, que levará ao encontro a trajetória e o impacto do Festival no fortalecimento do cinema independente.
Para Rosângela Rocha, a chegada do Curta-Se a novos territórios reforça a vocação do Festival para o intercâmbio cultural. “O Curta-SE nasceu em Sergipe há mais de 20 anos, mas carrega uma vocação de diálogo com o Brasil e com o cinema iberoamericano. Estar em Tiradentes, compartilhando nossa experiência com outros festivais, e levar uma mostra itinerante a Goiânia é reafirmar o nosso compromisso com a circulação de obras, a troca de saberes e a ampliação do acesso ao audiovisual”, destaca.
Na sequência, no dia 30 de janeiro, o Curta-Se chega à Cidade das Artes, em Goiânia (GO), com a realização de uma mostra itinerante, em parceria com o Cineclube Imigrantes. O público goianiense poderá conferir uma seleção de curtas-metragens premiados na 24ª edição do Festival, composta pelos filmes Bijupirá, de Eduardo Boccaletti; Yungay, de Marisa Bedoya; Espelho da Memória, de Filipe Travanca e Roberto Simão; Coisa de Preto, de Pâmela Peregrino; e Como Nasce um Rio, de Luma Flôres, ampliando o alcance das produções exibidas e fortalecendo o intercâmbio entre diferentes territórios culturais do país.
A circulação nacional do Curta-Se reafirma sua relevância no calendário audiovisual e fortalece o compromisso do Festival com a formação de público, a valorização de novos realizadores e a difusão do cinema como instrumento de cultura, identidade e transformação social.
Curta-Se 24
O Festival conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; e apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalizões pela Diversidade Cultural e do Fórum dos Festivais.