Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 10/06/2023 às 08:30
Pub.: 09 de junho de 2023

Como quitar um financiamento imobiliário rapidamente? :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha - Foto: Arquivo Pessoal

Marcio Rocha - Foto: Arquivo Pessoal

Marcio Rocha*

Quitar um financiamento imobiliário longo pode ser um desafio, mas é possível fazê-lo de forma rápida e planejada. Se você possui um financiamento imobiliário para 35 anos, mas deseja quitar sua dívida em um período de 8 a 10 anos, existem algumas estratégias eficazes que você pode adotar para acelerar esse processo. Vamos descomplicar a economia com algumas sugestões para quitar seu financiamento imobiliário de forma rápida e inteligente.

O primeiro passo para quitar o financiamento imobiliário de forma rápida é conhecer bem as regras e condições do seu contrato. É importante verificar se o seu contrato prevê a possibilidade de antecipação de parcelas sem a incidência de multas e juros. Essa é uma das formas de reduzir significativamente o tempo de pagamento do financiamento.

Uma das formas mais eficazes de quitar o financiamento imobiliário de forma rápida é por meio do uso do FGTS como forma de amortização rápida. Você pode usar o FGTS para fazer um pagamento parcial do valor da dívida. Esse valor é abatido do saldo devedor e reduz o valor das próximas parcelas, diminuindo assim o tempo de duração do financiamento.

Outra medida importante para focar em um plano de quitação do financiamento imobiliário é a utilização de recursos financeiros extras para amortizar a dívida. Isso pode ser feito através da quitação da totalidade de uma parcela, ou através de aportes extras. Um exemplo disso é guardar uma parte de um 13º salário ou bônus anual para amortizar uma parcela inteira ou várias delas.

Juntou uma grana? Invista no seu bem e adiante o pagamento das parcelas, é sempre bom. É prudente lembrar que ao realizar a opção de dar uma entrada um tanto significativa ao adiantar parcelas, o correto é reduzir o prazo, nunca o valor.

Além disso, é possível optar por um refinanciamento, reduzindo dessa forma o valor das parcelas. As taxas de juros podem ser menores e, em alguns casos, é possível diminuir até 5 anos do prazo para pagamento. Entretanto, é necessário estar atento aos custos adicionais do refinanciamento.

Quando se trata de quitar um financiamento imobiliário, é importante lembrar que os prazos mais curtos têm prestações um pouco mais caras que os prazos mais longos, mas que o valor total da dívida se torna muito menor. Por exemplo, compare um financiamento de 20 e 35 anos e veja a diferença não apenas no valor das parcelas, mas também no valor total da dívida e se surpreenda com a diferença proporcional à parcela e o valor final. Nesse caso, menos é mais.

Também é importante destacar que reduzir o tempo de pagamento do financiamento imobiliário é uma tarefa que requer planejamento, organização e alguns sacrifícios. É importante ter em mente que nem sempre é possível quitar um financiamento em um curto espaço de tempo, mas você pode dar passos significativos para se aproximar cada vez mais desse objetivo.

Por fim, é válido mencionar que buscar suporte profissional pode ajudar a tornar o processo de quitação do financiamento imobiliário mais fácil e eficiente. Um profissional capacitado pode ajudá-lo a identificar as melhores oportunidades de utilização do FGTS, opções de refinanciamento entre outros aspectos. Seu próprio banco de relacionamento poderá lhe ajudar nisso. Afinal, eles querem é dinheiro, não o risco de inadimplência.

Lembre-se, quitar um financiamento imobiliário longo não é uma tarefa fácil, mas com planejamento e disciplina, é possível realizar esse sonho e ficar livre dessa grande dívida.

*Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação