Sergipanas representam o país no Campeonato Sul-Americano de GR 2025 após títulos inéditos no Brasileiro
O Clube Jardins Iracema Alves obteve mais uma conquista para a ginástica rítmica sergipana e brasileira devido aos títulos conquistados no Campeonato Brasileiro de GR Loterias Caixa 2025. Seis ginastas sergipanas foram convocadas para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de GR, iniciado nesta quinta, 30 de outubro, e segue até o dia 03 de novembro, em Misiones, na Argentina.
Entre as atletas convocadas para a prova individual estão: Maria Clara Ferezin (Pré-Infantil); Nataly Just (Pré-Infantil); e Sophia Rocha (Infantil). A outra convocação foi do trio da categoria infantil, representado pelas ginastas Izabella Alves, Lara Prates e Maria Vitória Silva.
Essas convocações consolidam um resultado inédito para o estado, pois é a primeira vez que Sergipe obteve esse quantitativo de ginastas convocadas para representar o Brasil.
Títulos inéditos no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2025
Após os títulos do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Juvenil – Loterias Caixa e do Sul-Americano Adulto, as ginastas do Clube conquistaram diversos pódios no Brasileiro Infantil e Pré-Infantil – Loterias Caixa, ocorrido de 28 de setembro a 05 de outubro. O resultado é considerado um dos feitos mais exitosos na história da ginástica sergipana.
O destaque ficou com a atleta Sophia Rocha, da categoria infantil, que conquistou um feito inédito, com cinco medalhas na disputa, incluindo três ouros. A ginasta foi campeã brasileira individual geral, primeiro lugar no aparelho mãos livres, primeiro lugar no aparelho bola, prata aparelho maças e prata aparelho fita. Sophia ressaltou que a rotina de treinos foi fundamental. “A preparação foi muito tensa, estávamos treinando muito, mas tudo valeu a pena. Conquistar esse título para Sergipe foi uma sensação inexplicável, fiquei muito feliz em perceber que todo o esforço e dedicação da equipe valeram a pena”.
Outros resultados exitosos na categoria infantil ficou com Maria Vitória Silva, que conquistou a medalha de bronze no aparelho mãos livres e prata no aparelho bola, além de Lara Prates, que ficou com o bronze no aparelho maças.
Além dos resultados individuais, a equipe infantil – formada pelas ginastas Izabella Alves, Lara Prates, Maria Vitória Silva e Sophia Rocha – foi consagrada com a medalha de prata por ser segunda melhor equipe do Brasil na respectiva categoria.
Pré-Infantil
Na categoria Pré-Infantil (10 e 11 anos), teve dobradinha no pódio. A ginasta Maria Clara Ferezin conquistou o ouro com o título de campeã individual geral, bem como o bronze nas mãos livres e outro bronze no aparelho bola. A prata individual geral ficou com Nataly Just, que também ganhou prata com mãos livres e prata no aparelho bola.
Com esses resultados, o Time Jardins se consagrou com os títulos de campeãs brasileiras de GR nas categorias juvenil, cujo campeonato brasleiro ocorreu no mês de setembro, além de melhor equipe do Brasil na categoria pré-infantil (composta pelas atletas Emanuella Coradine, Nataly Just, Alice Monteiro e Maria Clara Ferezin) e da segunda melhor equipe na categoria Infantil, feitos inéditos para ginástica rítmica sergipana.
De acordo com Iracema, é um momento promissor da ginástica para o país e para Sergipe. “Voltamos com este resultado extraordinário e nos consolidamos como a única equipe sergipana que subiu no pódio de uma disputa a nível nacional tantas vezes. Isso mostra que o trabalho vem sendo desenvolvido com muita qualidade ao longo do tempo. Essas meninas são promessas e desde de cedo já são destaque em todo o país”, ressaltou.
Equipe Técnica
Além da diretora técnica Iracema Alves, a equipe técnica do clube também é composta pela treinadora Maria Fernanda Britto; a auxiliar técnica Maria Clara Fabri; o preparador físico Hemanoel Azevedo; e as professoras de ballet, Rayssa Dias e Mayanna Francisco.