Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 24/05/2025
Pub.: 26 de maio de 2025

Aracaju e os jovens aprendizes: mais direitos, mais dignidade :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha - Foto: Arquivo Pessoal

A recente sanção da lei pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, ampliando os direitos trabalhistas dos jovens aprendizes, representa um avanço inegável na construção de um mercado de trabalho mais justo e igualitário. A medida, que assegura, entre outros pontos, o pagamento do salário mínimo por hora, é um gesto que reconhece a importância dos jovens que ingressam no mundo profissional, muitas vezes conciliando o trabalho com os estudos, e que até então, conviviam com lacunas na proteção de seus direitos.

Fortalecer os direitos dos aprendizes é investir no futuro. É preparar uma geração que, com o apoio e o estímulo adequados, terá mais chances de se desenvolver, evitar a informalidade e romper ciclos de exclusão social. O jovem que é respeitado em seus direitos desde o início da sua trajetória profissional tende a se tornar um trabalhador mais qualificado, comprometido e consciente de seu papel.

Nesse contexto, não se pode deixar de ressaltar o papel fundamental do Sistema Fecomércio, especialmente através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em Sergipe, o Senac é responsável pela capacitação da imensa maioria dos jovens aprendizes, oferecendo cursos técnicos, formação profissional e orientação para o mercado de trabalho. Ao proporcionar qualificação, o Senac cria oportunidades reais para que esses jovens ocupem espaços relevantes nas empresas, com mais preparo e confiança.

A nova lei sancionada pela gestão municipal de Aracaju, ao garantir melhores condições aos aprendizes, colabora para um ambiente de negócios mais saudável e equilibrado. Empresas que contratam aprendizes passam a oferecer não apenas uma experiência, mas uma oportunidade digna, com direitos respeitados e perspectiva de crescimento.

Além disso, essa medida também incentiva o fortalecimento das políticas de responsabilidade social por parte das empresas, que passam a enxergar a contratação de aprendizes não como uma obrigação legal, mas como um investimento estratégico no capital humano local. Ao valorizar os jovens trabalhadores, cria-se uma cultura organizacional mais inclusiva e proativa, capaz de transformar não apenas a vida dos beneficiados diretamente, mas toda a cadeia produtiva, promovendo inovação, diversidade e desenvolvimento econômico sustentável para Aracaju e todo o estado de Sergipe.

Por fim, é preciso destacar que políticas como essa criam um ambiente propício para que os jovens não apenas ingressem no mercado, mas permaneçam e evoluam profissionalmente. A formalização dos direitos e a valorização do aprendizado são instrumentos que combatem o trabalho precarizado e a evasão escolar, além de estimularem a autoestima e a cidadania. Quando o poder público, as entidades de classe e as empresas caminham na mesma direção, os resultados extrapolam o campo econômico: eles consolidam uma sociedade mais justa, preparada e comprometida com o futuro de sua juventude.

*Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

Confira AQUI mais artigos de Marcio Rocha.


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação