Ipesaúde alerta para prevenção e diagnóstico das hepatites virais no Julho Amarelo
Em alusão ao Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) faz um alerta para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças, que muitas vezes não apresentam sintomas na fase inicial, contudo, são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
O Julho Amarelo busca mobilizar à população para o combate às hepatites - as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C - com foco na disseminação de informações sobre formas de contágio, vacinação e testagem. Muitos cidadãos convivem com a enfermidade sem saber, reforçando a necessidade de ações educativas.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves. Quando presentes na pessoa, podem se manifestar nas formas de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Sugestão de personagem para entrevista:
- Médico Fernando Every: hepatologista do Ipesaúde e membro da Federação e da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia e Hepatologia.