FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Ipesaúde
Fonte: Ipesaúde
Em: 25/08/2025 às 08:32
Pub.: 25 de agosto de 2025

Fisioterapia é aliada fundamental no tratamento da doença de Parkinson

Ipesaúde oferece atencimento especializado para pacientes com diversas necessidades de reabilitação, incluindo aqueles com doenças crônicas e degenerativas

Fisioterapia é aliada fundamental no tratamento da doença de Parkinson - Foto: Reprodução | pesaúde

A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central e se caracteriza principalmente pela rigidez muscular (hipertonia), tremores e comprometimento do equilíbrio postural e da coordenação motora. Embora ainda não haja cura para a doença, a fisioterapia desempenha um papel vital na reabilitação de pacientes com Parkinson, contribuindo para a melhora da funcionalidade motora, a redução dos sintomas motores e a promoção da autonomia nas atividades do cotidiano.

O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) oferece atendimento especializado em fisioterapia para pacientes com diversas necessidades de reabilitação, incluindo aqueles com doenças crônicas e degenerativas como o Parkinson, no Centro de Reabilitação, localizado em Aracaju, e em suas unidades regionais: Nossa Senhora das Dores, Propriá, Lagarto, Itabaiana, Simão Dias e Estância. 

O fisioterapeuta da unidade de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Aragão, explica que o tratamento fisioterapêutico para pacientes com Parkinson tem como foco principal a redução da rigidez muscular e da instabilidade postural, além do fortalecimento dos músculos para execução de atividades diárias. “Atuamos para melhorar o equilíbrio, diminuir a rigidez e preparar o paciente para que ele tenha uma melhor qualidade de vida no dia a dia. Apesar do caráter progressivo da doença, o acompanhamento regular pode estabilizar sintomas e permitir que os pacientes mantenham sua autonomia por mais tempo”, explica.

Joaquim acompanha o caso da beneficiária Alcilene Mota, que realiza sessões regulares de fisioterapia na unidade de Nossa Senhora das Dores. Ele conta que, através do tratamento fisioterapêutico, a paciente está apresentando avanços significativos no fortalecimento muscular e na mobilidade funcional, que têm contribuído para a diminuição dos tremores e maior independência na execução das atividades cotidianas. “Nosso maior foco é manter o quadro dela estável para que continue realizando suas atividades da melhor forma possível, mesmo com a evolução natural da doença”, afirma o fisioterapeuta.

Assim que Alcilene descobriu o diagnóstico de Parkinson, ela buscou, de imediato, o atendimento fisioterapêutico na Regional do Ipes. “Faço fisioterapia três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas) aqui em Dores. Desde que comecei o tratamento, minha qualidade de vida melhorou muito, principalmente porque não preciso mais fazer viagens longas e cansativas para outras unidades”, relata a beneficiária. A história de Alcilene reforça a importância da fisioterapia como parte do tratamento multidisciplinar do Parkinson, oferecendo suporte para enfrentar os desafios da doença.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação