Emília "desequilibra” a oposição com entregas e já promete muito mais :: Por Habacuque Villacorte
Emília vai concluindo positivamente seu primeiro ano de gestão da PMA com muitos avanços
Sempre bem disse o ex-governador Albano Franco: “Sergipe é terra de muro baixo, onde todo mundo se conhece”! Aqui os movimentos políticos são muito bem definidos, inclusive por alguns setores da imprensa. É nítido que o “Sistema” está incomodado com a desenvoltura da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), que suportou todas as críticas da oposição, além das “pegadinhas” deixadas pelo ex-prefeito, e parece ter finalmente colocado “as coisas nos trilhos”.
É evidente que na administração pública, os desafios são diários e os maiores são sempre os próximos que ainda irão surgir. A proximidade do ano eleitoral também “acirra os ânimos” e, quando muitos “interesses” estão em jogo, é mais do que natural que prevaleça um ambiente de disputa, carregado por tensões. E diferente do que a oposição esperava, a prefeita Emília Corrêa tem acertado em sua postura, em não politizar o debate e focar suas energias na evolução de sua gestão.
Com setores da imprensa comprometidos com a estrutura do governo do Estado, toda fala de Emília e seus aliados, por mais inocente que seja, sempre “ganha interpretações diversas”, onde prevalecem “os interesses” de quem a ouve. Não tem inocente neste jogo! Toda vez que tem uma pauta positiva para a Prefeitura de Aracaju, os mesmos veículos de comunicação e políticos da oposição levantam alguma discussão com o intuito de diminuir os méritos da gestão.
Mas, justiça seja feita, apesar das inúmeras dificuldades, do preconceito e da oposição sistemática “financiada pelo Sistema”, Emília vai concluindo positivamente seu primeiro ano de gestão da PMA, com muitas entregas. E, para o “desespero” de seus críticos, ela veio a público e reconheceu que deu continuidade ou retomou as obras paralisadas e/ou abandonadas pela gestão anterior e tem cumprido uma agenda de inaugurações até agora.
A prefeita adotou um discurso que parece incomodar parte da classe política, mas que está em sintonia com o povo: toda gestão pública é impessoal e cabe a ela, titular do cargo na atualidade, priorizar a população, a coletividade e promover as ações necessárias ao bem comum. Como questionar a inauguração de uma praça? Como questionar a organização da região central da cidade, garantindo mais viabilidade ao trânsito e mobilidade para as pessoas? Isso desequilibra a oposição!
Não se trata de uma “invenção” deste colunista, mas basta verificar como alguns setores estão se comportando sobre a postura da prefeita Emília. Alguns adversários optaram por recuar; outros em tom desesperado chegam a cometer equívocos, promovendo fake News, a crítica pela crítica, sem sequer se dar o trabalho de fazer a verificação de determinadas denúncias. Tem gente que faz oposição diária, que perdeu o “foco” e abandonou o interesse público e hoje só fala para a própria “bolha”!
Enquanto isso, Emília segue avançando, focada na gestão e deixando os críticos falando sozinhos, mantendo uma relação política bastante positiva com a Câmara Municipal. Sinaliza que vai permanecer no cargo e que vai tratar de 2026 apenas no próximo ano. Não se deixa “contaminar” com a discussão política e a “antecipação governista”, segue acumulando resultados e dialogando com os diversos setores da sociedade, prometendo entregar muito mais. E, por enquanto, a sinalização é que o “povão” está com ela...
Confira coluna completa em Habacuque Villacorte