Aracaju (SE), 12 de novembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 12/11/2025
Pub.: 12 de novembro de 2025

Diretores de escola: o desafio diário em defesa da educação em Sergipe

Eduardo Amorim enaltece a relevância dos diretores escolares para o ensino - Foto: Plácido Noberto

Nesta quarta-feira, 12, Dia do Diretor Escolar, o médico anestesiologista Dr. Eduardo Amorim enaltece a relevância desse profissional para o ensino infantil, fundamental e médio. Responsável por gerir as unidades escolares e lidar com diversas situações que exigem experiência e sensibilidade, são estes profissionais que trabalham em tempo integral para que as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam respeitadas. Adepto da teoria de Paulo Freire, a qual define a educação como libertadora e capaz de mudar a vida das pessoas, Eduardo parabeniza todos os diretores escolares na pessoa de Edna Amorim, sua irmã.

Atual secretária municipal de Educação, ela é professora de Geografia, graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi diretora da Escola Estadual João Alves Filho - hoje denominada Centro de Excelência Prof. José Carlos de Souza. Também conduziu a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) durante a gestão do governador João Alves Filho, além de ter contribuído na figura de diretora da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

“Edna tem uma vida inteira dedicada à educação pública. Desde pequena sempre sonhou em ser professora e hoje está em uma missão muito importante em Aracaju. Como secretária da Educação, ela tem se debruçado para construir mais creches, a fim de que as mães tenham onde deixar seus filhos para trabalhar, além de concluir obras deixadas pela gestão anterior e melhorar os índices educacionais na capital sergipana. A educação mudou a minha vida e a vida da minha família. Devemos isso aos professores e aos diretores que deixaram momentaneamente a sala de aula para enfrentar outros desafios pedagógicos”, destacou.

Enquanto senador da República, Eduardo Amorim teve como uma de suas principais bandeiras a defesa da educação e dos profissionais do magistério, lutando por mais investimentos na área e pela valorização dos educadores, tanto por intermédio da realização de concursos públicos, quanto pelo fortalecimento da carreira de professores e gestores escolares. Durante seus discursos no Senado Federal, Eduardo Amorim realizou sucessivas denúncias contra a baixa remuneração no estado de Sergipe e cobrou reajustes do piso salarial. Nesta data especial, ele reverenciou os profissionais que conduzem as instituições de ensino.

“Sou apaixonado pela educação e estendo para todos os diretores e coordenadores gerais das escolas, o meu abraço fraterno e de indiscutível respeito. Sou grato por cada um que passou na minha vida, na vida dos meus filhos e na vida de todo sergipano que soube aproveitar com louvor todo o conhecimento dos mestres. Assim como o Dia do Professor merece reconhecimento coletivo, o Dia do(a) Diretor(a) de Escola também precisa ser destacado. Vocês são protagonistas na preparação das crianças e adolescentes para os desafios do mundo!”, parabenizou Eduardo Amorim.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação