Eduardo Amorim deseja boa sorte para 78 mil sergipanos inscritos no Enem 2025
Na esperança de conquistar uma das 6.851 vagas disponíveis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), 78.344 candidatos inscritos em território sergipano estão aptos para enfrentar o primeiro dia de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025). Experiente neste processo seletivo, o médico anestesiologista Eduardo Amorim por três oportunidades foi submetido a concursos universitários, e dá dicas aos estudantes. Ouvir música, se alimentar bem e chegar cedo ao local das provas, são medidas primordiais capazes de minimizar a pressão psicológica que naturalmente este momento atinge a maioria dos candidatos.
“Esse momento é único e mágico na vida de quem busca o acesso para o Ensino Superior. São anos se preparando para este dia, sendo os últimos 365 os mais intensos possíveis. Em diferentes fases da minha vida passei por esse momento e o que posso dizer é que, evitar situações de estresse e impacto mental ajudam a diminuir qualquer nível de ansiedade. Ouça música, sorria ao lado de amigos e familiares, bem como não esqueça de dar um abraço nas pessoas que estarão do lado de fora torcendo muito pelo seu sucesso”, disse. Eduardo Amorim é graduado em medicina, direito, e - enquanto representava Sergipe no Senado Federal, também cursou jornalismo.
Conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste primeiro dia de Enem os candidatos serão submetidos a resolver 45 questões de linguagens – sendo elas formadas por 40 perguntas de língua portuguesa, outras 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; além da tradicional prova de redação, apontada como forte conteúdo eliminatório nas disputas pelas vagas. A abertura dos portões acontece às 12h, e fecha pontualmente às 13h. O início das provas ocorre às 13h30 e termina às 19h. No último mês de outubro o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), anunciou que durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, a gratuidade para estudantes inscritos no concurso estudantil está garantida.
Esse acesso livre contempla todos os municípios da região metropolitana de Aracaju, os quais dispõem do sistema integrado. A catraca livre se tornou possível após solicitação da prefeita de Aracaju e presidente do consórcio, Emília Corrêa. “Quero aqui deixar meus parabéns para a minha amiga Emília que despertou esta ideia, e, com o apoio dos demais membros do consórcio, deliberou pela gratuidade. É esperado que pelo menos 30 mil estudantes sejam beneficiados diretamente. Boa sorte, pessoal. Como é de costume, confesso que também estou na expectativa para saber o tema da redação”, completou.