Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: TCU
Fonte: TCU
Em: 27/04/2022
Pub.: 28 de abril de 2022

Fornecimento de imunossupressores para transplantados deve ser regularizado

O TCU confirmou haver fornecimento irregular e com atrasos nas entregas desses medicamentos, pondo em risco a vida de 80 mil pessoas.

Resumo

  • O TCU analisou, sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo, denúncia de irregularidades no fornecimento de imunossupressores para transplantados.
  • Foi determinado ao Ministério da Saúde que, no prazo de 120 dias, regularize o fornecimento dos medicamentos imunossupressores da Rede SUS.
  • “Devem ser providenciados o tacrolimo e micofenolato de sódio”, detalhou o relator do Tribunal de Contas da União.
  • “A Saúde deverá avaliar se institui estoque estratégico e incrementar a transparência sobre imunossupressores em cada Estado”, explicou o ministro Vital do Rêgo.

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou, sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo, denúncia acerca de possíveis irregularidades relacionadas ao fornecimento e disponibilidade de medicamentos imunossupressores pelo Ministério da Saúde (MS) para pacientes que tiveram órgãos transplantados.

Na última sessão plenária (20/4), o TCU determinou ao Ministério da Saúde que, no prazo de 120 dias, adote ações e procedimentos com vistas à regularização do fornecimento dos medicamentos imunossupressores necessários ao atendimento dos pacientes transplantados atendidos pelo Sistema Único de Saúde (Rede SUS).

“Devem ser providenciados notadamente os medicamentos tacrolimo e micofenolato de sódio, bem como os fármacos do acordo de cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz. O MS deverá verificar a possibilidade de instituir estoque estratégico e incrementar a transparência sobre imunossupressores em cada Estado”, explicou o ministro-relator Vital do Rêgo.

A denúncia
A partir do ano de 2017, o fornecimento desse tipo de medicamento teria se tornado oscilante. Diferentemente dos 25 anos anteriores, estaria sendo interrompido ou ocorrendo de forma irregular. Aponta as aquisições insuficientes do MS para suprir a totalidade da demanda, em claro prejuízo à saúde dos 80 mil pacientes, dada a possibilidade de perda do órgão transplantado, devido à rejeição e, até mesmo, da própria vida, em casos mais graves.

Conclusão
As informações do Ministério da Saúde, em resposta às diligências do TCU, confirmam a ocorrência dos fatos narrados na denúncia acerca do fornecimento irregular e com atrasos significativos nas entregas de medicamentos imunossupressores para transplantados, acarretando até a falta temporária desses fármacos em diversos Estados da federação.

A unidade técnica do TCU responsável pela instrução do processo foi a Secretaria de Controle Externo da Saúde (SecexSaúde). O relator é o ministro Vital do Rêgo.

Serviço
Leia a íntegra da decisão:
Acórdão 867/2022 – Plenário
Processo: TC 006.406/2021-1
Sessão: 20/4/2022


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação