FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 29 de janeiro de 2026
POR: TCU
Fonte: TCU
Em: 09/06/2021
Pub.: 10 de junho de 2021

TCU determina que o Fundo Constitucional do DF seja ressarcido

Decisão apontou a necessidade de ressarcimento do FCDF pela cessão de pessoal da PMDF, CBMDF e PCDF de abril de 2014 a 9 de julho de 2018.

RESUMO

  • Decisão do TCU redigida pelo ministro Bruno Dantas determinou que o FCDF seja ressarcido pela cessão de pessoal dos órgãos de segurança pública do DF.
  • O ressarcimento se refere às cessões que tenham ocorrido no período de 1º de abril de 2014 a 9 de julho de 2018, como regra geral.
  • As cessões de policiais civis e militares do DF, bem como de bombeiros militares, para órgãos da União, ou por ela custeados, não geram o dever de ressarcimento.
  • A data de 1º de abril de 2014 se refere à publicação do Acórdão 1047/2014 – Primeira Câmara, que determinou inicialmente a necessidade de ressarcimento.
  •  Já o dia 9 de julho de 2018 é a data da véspera da publicação da Lei 13.690/2018, que estabeleceu regras para a cessão de pessoal da PCDF, PMDF e CBMDF.
  • O TCU determinou ao gestor do FCDF que conclua, no prazo de 120 dias, o cálculo dos valores a serem ressarcidos pelos entes cessionários.
  • O gestor também deverá efetuar, no prazo de 150 dias, a inscrição dos cessionários em débito com o FCDF no Cadin.

Decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), redigida pelo ministro Bruno Dantas, determinou que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) seja ressarcido pela cessão de pessoal dos órgãos de segurança pública do DF que tenha ocorrido no período de 1º de abril de 2014 a 9 de julho de 2018, como regra geral.

As cessões de policiais civis e militares do DF, bem como de bombeiros militares, para órgãos da União, ou por ela custeados, não geram o dever de ressarcimento. O entendimento do TCU é de que as verbas do FCDF possuem natureza federal. Exatamente por essa razão que se dá a competência fiscalizatória do Tribunal de Contas da União sobre esse fundo.

A data de 1º de abril de 2014 se refere à publicação do Acórdão 1047/2014 – Primeira Câmara, que determinou inicialmente a necessidade de ressarcimento do Fundo Constitucional do Distrito Federal pelos entes cessionários. Ou seja, caso o policial ou bombeiro estivesse cedido ao Governo do Distrito Federal, por exemplo, este deveria ressarcir o FCDF pelo valor das remunerações.

Já o dia 9 de julho de 2018 é a data da véspera da publicação da Lei 13.690/2018, que estabeleceu regras para a cessão de pessoal da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF). Essa norma confirmou o entendimento do TCU de que os dinheiros do FCDF são verbas federais.

Tanto é assim que a Lei 13.690/2018 determina: “É obrigatório o ressarcimento ao órgão cedente do valor correspondente à remuneração do servidor cedido, salvo quando a cessão ocorrer para órgão da União, Governadoria e Vice-Governadoria do Distrito Federal, ou Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal” (art. 12, § 2º).

A mesma lei determina que o militar distrital só poderá ser cedido após completar cinco anos de efetivo serviço na corporação de origem (PMDF ou CBMDF). E que o número total de cessões de militares do Distrito Federal não poderá exceder 5% do efetivo existente nas respectivas corporações. Já os servidores da PCDF só podem ser cedidos após o estágio probatório.

Ressarcimento
O TCU determinou ao gestor do Fundo Constitucional do Distrito Federal que conclua, no prazo de 120 dias, o cálculo dos valores a serem ressarcidos ao FCDF por entes cessionários. O gestor também deverá efetuar, no prazo de 150 dias, a inscrição dos cessionários em débito com o FCDF no Cadastro Informativo de Crédito não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

A unidade técnica do TCU responsável pela instrução do processo foi a Secretaria de Controle Externo da Defesa Nacional e da Segurança Pública (SecexDefesa). O relator é o ministro Bruno Dantas.

Serviço
Leia a íntegra da decisão:
Acórdão 1318/2021 – Plenário
Processo: TC 002.493/2018-7


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação