FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 01 de fevereiro de 2026
POR: TCU
Fonte: TCU
Em: 08/06/2021
Pub.: 09 de junho de 2021

Universidades e institutos federais precisam acelerar transformação digital

Auditoria do Tribunal de Contas da União apontou carência de infraestrutura, como o acesso à internet banda larga, que só atende a um terço das Instituições Federais de Ensino.

RESUMO

  • O TCU realizou levantamento para inteirar-se sobre o planejamento e a oferta de cursos pelas Ifes frente à necessidade de transformação digital no setor produtivo.
  • “O setor é fundamental para os destinos do País. A matéria é instigante e exige profissionais com mente aberta”, apontou o ministro-relator Walton Alencar Rodrigues.
  • A expectativa é que, até 2030, a inteligência artificial e a robótica extingam três de cada dez postos de trabalho, criando outros no lugar, bem mais especializados.
  • “Profissionais sem aptidão para utilizar tecnologias digitais estão fadados à obsolescência e ao desemprego”, alertou o ministro Walton Alencar Rodrigues.
  • As metodologias de ensino-aprendizagem mediadas por tecnologias digitais encontram-se prejudicadas pela deficiência da infraestrutura nas Ifes.
  • O acesso à internet banda larga, por exemplo, atende plenamente apenas 33% das Instituições Federais de Ensino Superior”, enfatizou o ministro-relator do TCU.
  • O MEC não possui política centralizada que abarque ações de fomento, capacitação de docentes, entre outros temas fulcrais para a transformação digital.

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, sob a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, levantamento com o objetivo de inteirar-se sobre o planejamento e a oferta de cursos pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) frente às necessidades do processo de transformação digital no setor produtivo, e sobre as ações do Ministério da Educação (MEC) a respeito desse tema.

“Transformação digital é o conjunto de ações necessárias à reestruturação dos procedimentos das organizações públicas e privadas, empreendidas mediante a intensificação da utilização de tecnologias e práticas digitais, para melhorar o desempenho, ampliar o alcance e obter os melhores resultados”, explicou o ministro-relator Walton Alencar Rodrigues.

“O setor é fundamental para os destinos do País. A matéria é instigante e exige profissionais com mente aberta para dela tratar. Os reflexos desse processo sobre a educação das novas gerações e sobre o mercado de trabalho são imensos. A expectativa é que, até 2030, a inteligência artificial e a robótica extingam três de cada dez postos de trabalho tradicionais hoje existentes, criando outros, bem mais especializados, no lugar”, complementou o ministro.

O membro do TCU entende que profissionais sem aptidão para utilizar tecnologias digitais estão fadados à obsolescência e ao desemprego. Walton Alencar Rodrigues crê que eles serão os “analfabetos do futuro”. “Instaura-se o período das tecnologias 5G e 6G. Países que, tempestivamente, não as adotarem, ficarão para trás, em um mundo caracterizado pela intensa competição”, asseverou o ministro-relator.

“Vale a pena lembrar que, sob o pálio da 4G, aprimoraram-se e surgiram entes como o Uber, a Khan Academy, a Amazon e tantos outros empreendimentos socialmente relevantes – e só com a tecnologia 4G, esses empreendimentos poderiam ter surgido na feição atual. Com a 5G, inimagináveis outros empreendimentos surgirão. Será uma tecnologia, sobre surpreendente, verdadeiramente revolucionária”, vislumbrou o ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo na Corte de Contas.

“As metodologias de ensino-aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, entretanto, encontram-se prejudicadas pela deficiência da infraestrutura que suporta as atividades didático-pedagógicas. É notória a carência das Ifes de infraestrutura compatível. O acesso à internet banda larga, por exemplo, item básico para diversas tecnologias digitais, atende plenamente apenas 33% dessas instituições”, alertou o ministro do Tribunal de Contas da União.

“Em que pese a existência de algumas ações, o MEC não possui política centralizada que abarque ações de fomento, capacitação de docentes, fórum institucionalizado de comunicação entre setores acadêmico e produtivo, definição de recursos tecnológicos prioritários e financiamento de infraestrutura tecnológica, entre outros temas fulcrais para o aperfeiçoamento dos cursos em função da transformação digital”, observou Walton Alencar Rodrigues.

“Se, como diz a ciência, o planeta Terra surgiu há quatro bilhões de anos; o homo sapiens, há 200 mil anos; a linguagem falada, há meros 50 mil anos; a agricultura, há 10 mil anos; a escrita suméria, há 5 mil anos; a revolução industrial, com o motor a vapor, há 200 anos; a humanidade poderá estar agora na fronteira de novos e significativos desenvolvimentos”, anteviu o ministro da Corte de Contas.

A unidade técnica do TCU responsável pela instrução do processo foi a Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação). O relator é o ministro Walton Alencar Rodrigues.

Serviço
Leia a íntegra da decisão:
Acórdão 1299/2021 – Plenário
Processo: TC 037.081/2020-9


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação