Aracaju (SE), 08 de agosto de 2022
POR: Da redação
Fonte: Da redação
Em: 29/06/2022 às 10h42
Pub.: 29 de junho de 2022

Festival Enchefs ganha primeira edição com Coquetelaria, e já temos campeã Sergipana


Kim Dantas, campeã da Coquetelaria  - Foto: Divulgação

Kim Dantas, campeã da Coquetelaria - Foto: Divulgação


Reconhecido em todo o Brasil, o Festival Enchefs reúne os melhores chefs e bartenders, em uma seletiva estadual, para concorrer ao prêmio Nacional Dólmã, prêmio comparado ao Oscar da gastronomia e Coquetelaria.


Neste ano, o Senac sediou a competição junto a iniciativas da Abrasel e o resultado foi de surpreender.


Trazendo elementos regionais a campeã da Coquetelaria Kim Dantas, personalizou um drink super clássico das telas de Hollywood com uma explosão de sabores regionais.


"A arte da Coquetelaria também deve ser um manisfesto." , disse a campeã Enchefs em sua apresentação.


Para Kim, gastronomia e Coquetelaria devem ir além das técnicas e sabores. Aspectos sociais e culturais devem também fazer parte da história e experiência de degustação.


Neste drink, o Terras de Mangaba, ela trouxe a história da mangaba como símbolo de nosso estado juntamente à luta das mulheres responsáveis por essa atividade extrativista em constante ameaça pela monocultura, pelos viveiros de camarões, pela indústria imobiliária...
Uma cultura de mulheres incríveis @catadorasdemangaba que deve ser preservada e difundida.


"Para o drink, em uma base do clássico, elegante e ousado Dry Martini, adicionei xarope artesanal de mangaba, baunilha e gin local  @ginthelegend infusionado com capim santo, símbolo de curandeiras que traz memória de vó e o cheiro de mato."


A competição nacional deve acontecer em agosto no Macapá, e até lá, a eleita melhor profissional de Coquetelaria do ano, @kiimdantas, informou que ela, junto aos chefs campeões da gastronomia Lelly Leite, Wellington Fioravante e Claudinha Ramos, irão realizar eventos e jantares em prol da captação de recursos para o torneio,  difundindo nossa cultura de sabores sergipanos.


Drink "Terras de Mangaba" - Foto: Divulgação

Drink "Terras de Mangaba" - Foto: Divulgação


Kim Dantas, campeã da Coquetelaria  - Foto: Divulgação

Kim Dantas, campeã da Coquetelaria - Foto: Divulgação

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação