Aracaju (SE), 07 de julho de 2022
POR: Tatiane Almeida
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Em: 23/06/2022 às 09h54
Pub.: 23 de junho de 2022

Arraial junino: Tirolez traz dicas de receitas com Queijo Reino para servir nas festas


Aprenda como fazer Torta Folhada de Queijo do Reino com Espinafre e Quindim à Moda do Reino.


Bastante famoso nas Festas Juninas, o Queijo do Reino representa o desejo por felicidade e prosperidade, por isso, principalmente no Nordeste, é uma forma de presentear as pessoas queridas. Sua história explica o porquê dessa tradição: ainda no Brasil colonial, a família real portuguesa trazia da Europa o queijo tipo Edam, que era transportado até aqui dentro de barris que, em viagens anteriores, eram utilizados para armazenar vinho.


O queijo passava meses dentro dos barris, pois a viagem era feita por navios. Isso alterava a sua maturação, sabor e textura, além da sua casca, que ficava avermelhada por causa da coloração que o vinho deixava dentro dos barris. Por fim, o queijo passava por tantas transformações que acabava se tornando um outro queijo, o queijo “do Reino” de Portugal. Naquela época, esse tipo de queijo era raridade no Brasil, portanto, era oferecido como presente às pessoas queridas, desejando a elas prosperidade e felicidade.


Atualmente, o Queijo Reino é uma tradição nas festas juninas do Nordeste. Por isso, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, traz duas opções saborosas de receitas para preparar com o queijo e servir nos arraiás.


Confira abaixo o modo de preparo:


Torta Folhada de Queijo do Reino com Espinafre


Torta Folhada de Queijo do Reino com Espinafre - Foto: Divulgação | Tirolez

Torta Folhada de Queijo do Reino com Espinafre - Foto: Divulgação | Tirolez


Ingredientes:
Massa
1 pacote de massa filó
1 xícara de torrada de pão triturada
1 xícara de Manteiga Sem Sal Tirolez derretida


Recheio
1 maço de espinafre lavado
2 xícaras de Queijo Reino Tirolez ralado
1 xícara de Ricota Fresca Tirolez
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Sal, pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC por 15 minutos.
- Unte uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro com a Manteiga Sem Sal Tirolez derretida. Coloque uma folha de massa (Philo/filo) e passe um pouco mais de manteiga.
- Polvilhe um pouco da torrada triturada e coloque outra folha de massa. (Dica: a torrada triturada é para separar uma folha da outra e deixar a torta folhada depois de assada).
- Repita o processo 5 vezes, colocando as folhas de massa intercaladas e cobrindo toda a lateral da forma. Deixe o excesso de massa para fora da forma, sem necessidade de cortar. Reserve. 
- Para o recheio, cozinhe as folhas de espinafre em água fervente com uma pitada de sal. Escorra e dê um choque térmico, colocando-o em uma tigela com água gelada e gelo. (Dica: o espinafre vai ficar mais verde depois de assar no forno). Escorra o espinafre e esprema-o para retirar toda a água.
- Então, misture o espinafre Queijo Reino Tirolez ralado e a Ricota Fresca Tirolez. Tempere com sal, pimenta e azeite.
- Coloque o recheio na forma com a massa e cubra com mais uma folha de massa filó.
- Pegue todas as laterais de massa que sobraram e traga para cima da torta, fechando como se fosse uma “trouxinha”. Pincele mais manteiga derretida por cima e leve para assar por 30 minutos ou até dourar. Sirva ainda quente.


Tempo de Preparo: 45 minutos


Rendimento: De 8 a 10 porções


Quindim à Moda do Reino


Quindim à Moda do Reino - Foto: Divulgação | Tirolez

Quindim à Moda do Reino - Foto: Divulgação | Tirolez


Ingredientes
10 gemas de ovo (200 g)
2 xícaras (chá) de Queijo Reino Tirolez ralado (220 g)
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
3 colheres (sopa) de Manteiga sem sal Tirolez (39 g)


Modo de Preparo
- Passe as gemas por uma peneira e misture-as delicadamente com o Queijo Reino Tirolez ralado, o leite e 1 ¼ xícara (chá) de açúcar (200 g) até obter uma mistura homogênea.
- Unte forminhas pequenas de quindim (2,5 cm de base x 4,5 cm de largura x 1,4 cm de altura) com a Manteiga sem sal Tirolez e o restante do açúcar. Despeje a mistura sobre as forminhas, enchendo-as até o topo, e leve para assar em banho-maria, em forno pré-aquecido (160 °C) por 50 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
- Vire os quindins mornos delicadamente sobre um prato para desenformá-los. Sirva ainda morno ou, se preferir, leve à geladeira e conserve-o tampado por até 3 dias.


Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse o nosso site: www.tirolez.com.br | https://www.instagram.com/tirolezqueijos | https://www.facebook.com/TirolezQueijos


Sobre a Tirolez
Fundada há 42 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).


Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação