Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 23/06/2021 às 07:00
Pub.: 23 de junho de 2021

Comidas típicas levam sabor às tradições juninas

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a tradição junina ganha força na mesa dos nordestinos. Com as festividades suspensas, nada melhor que celebrar o período entre os familiares e com as tradicionais comidas típicas. 

Mas, você sabe de onde vem a origem das festas juninas? 

Nutricionista Luana Cercato (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Nutricionista Luana Cercato (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

“O início das festas juninas antecede a Idade Média, no entanto, as nossas tão apreciadas comidas típicas surgiram na época da colonização portuguesa”, explica a nutricionista Luana Cercato. Mestre e doutora em Ciências da Saúde, Luana é especialista em Acupuntura e Fitoterapia e preceptora de estágio do departamento de Nutrição da Universidade Tiradentes.   

“As comemorações celebradas em Portugal eram ricas em preparações que utilizavam o trigo e o milho, produtos provenientes da agricultura local e abundantes entre os meses de junho a agosto”, acrescenta. 

Segundo Luana, ao colonizar o Brasil, os portugueses com seus padres jesuítas trouxeram sua cultura de festas que homenageavam os santos católicos, porém o trigo ainda não fazia parte da agricultura brasileira.

“O milho era original das nossas terras e crescia facilmente nas plantações em períodos chuvosos, o que o tornava uma matéria-prima ideal para as delícias juninas”. 

De acordo com a nutricionista, aqui no Brasil, muitas receitas passaram a ser adaptadas pelos índios e africanos que habitavam o país, utilizando não só o milho, mas também a macaxeira, o amendoim e o coco, além de especiarias como a canela, o cravo da índia e a erva doce. 

“Dessa mistura de culturas e sabores, surgiram as preparações que hoje encantam nosso paladar, como o pé de moleque, a paçoca, o bolo de macaxeira, a canjica, a pamonha e o mungunzá”.

Além de agradar o gosto dos nordestinos, as comidas típicas juninas são nutricionalmente ricas. “Preparações que levam o milho como ingrediente são excelentes fontes de energia e auxiliam no funcionamento adequado do intestino. Isso porque são fontes de carboidrato, fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e carotenoides”, explica.

“Outro alimento que também pode ajudar a ter mais disposição é o aipim ou macaxeira, rico em amido, cálcio, ferro, fósforo e potássio, nutrientes que em conjunto ajudam a manter nossos ossos fortes e controlar impulsos nervosos”, acrescenta. 

O amendoim é outro queridinho presente nas mesas das festas juninas. “Rico em ‘gorduras do bem’, esse alimento nos beneficia com o ômega 3, um importante anti-inflamatório natural que auxilia na redução do ‘colesterol ruim’. Vale ressaltar que, apesar de saborosos e nutritivos, a maioria das comidas juninas são hipercalóricas. O segredo é comer com moderação”, finaliza a nutricionista.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação