Aracaju (SE), 13 de maio de 2025
POR: Osanilde Oliveira
Fonte: Osanilde Oliveira
Em: 12/05/2025 às 08:13
Pub.: 12 de maio de 2025

Eleita a marca mais amada pelos brasileiros, O Boticário consolida sua vanguarda na perfumaria e ultrapassa o marco de 400 mil fragrâncias por dia

Com investimentos contínuos em inovação, tecnologia e pesquisa olfativa, marca conquista a preferência dos brasileiros e reafirma sua liderança na perfumaria nacional

Lily - Foto: Divulgação | Marca O Boticário

O Boticário acaba de ser eleito a marca de perfumaria mais amada pelos brasileiros*, segundo nova pesquisa da Kantar, referência global em dados, insights e consultoria. Desde sua fundação, a marca tem sido protagonista na transformação da perfumaria nacional, unindo tradição, inovação e tecnologia de ponta para criar fragrâncias que atravessam gerações e marcam a memória afetiva dos consumidores. 

O reconhecimento também reforça a liderança do Boticário em um mercado competitivo e se traduz em um dado expressivo: só em 2024, no Brasil, mais de 280 perfumarias das marcas foram vendidas por minuto, ou seja, mais de 400 mil unidades da categoria por dia, o que evidencia sua expertise e vanguardismo em criar conexões duradouras com o consumidor. Para 2025, a marca projeta um ano de consolidação, impulsionado por seu portfólio robusto, capacidade de inovação e profundo conhecimento do público brasileiro. 

Segundo levantamento da Kantar Worldpanel, realizado em dezembro de 2024, 71% dos lares brasileiro escolheram O Boticário como sua marca mais amada em fragrâncias — considerando colônias, body splashes, Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT). Esse desempenho reflete a consistência de um portfólio robusto, sustentado por cinco sub marcas milionárias: Malbec, Floratta, Lily, que são sub marcas clássicas dentro do portfólio e Her Code e Clash, recentemente lançadas — considerados pilares da categoria e responsáveis por impulsionar os resultados expressivos da marca. 

"No Boticário, vivemos a perfumaria com a mesma intensidade desde o nosso primeiro dia, combinando tradição, inovação e o amor da marca pelo segmento. Cada fragrância nasce de um propósito: o de despertar emoções, criar memórias e transformar histórias. Chegamos em um momento em que predominavam apenas as marcas importadas e seguimos revolucionando o mercado brasileiro de perfumaria, vivenciando agora um momento em que os brasileiros têm uma conexão muito mais próxima com as fragrâncias. Ser reconhecido como a marca de perfumaria mais amada pelos brasileiros é motivo de enorme orgulho para nós. É o resultado da nossa paixão em transformar sentimentos em perfumes, unindo arte, ciência e sensibilidade em cada detalhe”, reforça Renata Gomide, Vice Presidente Consumer do Grupo Boticário. 

A marca é referência no uso de técnicas avançadas, como o "nariz digital" — sistema de análise olfativa que identifica e decodifica, por meio de um software de inteligência artificial e alta precisão, a composição e a evolução dos aromas e matérias-primas, o que permite que a marca evolua constantemente a capacidade de traduzir a preferência dos consumidores. 

A marca também mantém o Quintana Lab, centro de pesquisa próprio dedicado à criação de ingredientes exclusivos. Ali, investe em métodos sofisticados como extração por CO2 supercrítico (método de extração que utiliza o CO2 em um estado supercrítico como solvente para separar compostos de uma matriz), headspace (técnica é usada para capturar e analisar as moléculas de aroma no ar), enfleurage (forma artesanal de extrair óleos essenciais de flores, utilizando uma camada de óleo vegetal para absorver a fragrância) e Destilação (Para se obter o óleo essencial da planta se utiliza o vapor de água em um recipiente fechado, no caso um tanque de cobre, este vapor de água carregado com óleo essencial passa por uma serpentina resfriada para que a água volte ao estado líquido, como óleo e água não se misturam o óleo essencial é separado por gravidade o que permite um óleo puro sem resíduos de solventes pois utiliza somente da água e processo físicos) — práticas que se sustentam e se renovam  em uma paleta olfativa única e sustentável, exclusiva do Grupo. 

Ainda, O Boticário lançou, em 2019, a primeira fragrância feita com ajuda de inteligência artificial do mundo, o Egeo ON, criada em parceria com a casa perfumista Symrise e o sistema Watson, da IBM, e que combinava fórmulas pouco usuais para mercado”, reforça o perfumista Cesar Veiga. 

“Para nós, inovação nunca foi apenas um objetivo, mas um valor transversal, que guia todas as nossas escolhas com responsabilidade e paixão. Nosso compromisso é evoluir sempre de forma sustentável e consciente, colocando nossos consumidores no centro de tudo o que fazemos. Como resultado, construímos um portfólio diverso, de alta qualidade e profundamente conectado com quem somos e com quem nos escolhe todos os dias”, comenta Paulo Roseiro, Diretor Executivo de Perfumaria, do Grupo Boticário. 

Perfumaria feminina em contínua ascensão

O segmento de fragrâncias femininas tem sido um dos principais vetores do sucesso do Boticário, que registrou um crescimento de 23% nas vendas em 2024 nessa categoria. 

Esse desempenho expressivo reflete a força de um portfólio robusto, enriquecido por lançamentos que combinam inovação e tecnologias desenvolvidas especialmente para atender os desejos e necessidades do público feminino. Um dos grandes destaques é a submarca Her Code, lançada em 2023 após quatro anos de pesquisa com consumidoras. A fragrância inova ao trazer a temática do prazer feminino para o centro da narrativa, com uma assinatura olfativa amadeirada ousada e desenvolvida em co-criada com Louise Turner, perfumista de renome internacional. A marca e todo seu propósito é iconizada pelo premiado frasco em formato de cadeado para estimular mulheres na quebra do tabu. 

O sucesso da fragrância foi tão expressivo que a linha dobrou de tamanho em apenas um ano, tornando-se uma das maiores impulsionadoras da categoria e chegando a 80% do tamanho de Lily, submarca milionária criada em 2006 e conhecida por ter o primeiro grande floral branco sofisticado criado especialmente para o mercado brasileiro. 

A linha Lily, outro pilar estratégico da perfumaria da marca, resgata o processo artesanal de Enfleurage, praticamente extinto na perfumaria mundial e internalizado pelo Boticário para obtenção de óleos essenciais da flor.  Em 2024, a linha evoluiu com o lançamento de Lily Gardênia, inovando novamente ao usar a técnica exclusiva de co-enfleurage, que combina o óleo essencial de lírio com a sofisticação olfativa da gardênia. 

Malbec: um hit brasileiro 

A perfumaria masculina do Boticário também é marcada por inovação e autenticidade. Em 2024 o segmento apresentou forte aceleração em suas versões de EDPs (Eau de Parfum), com destaques para sub marcas como The Blend e Zaad, que juntas cresceram mais de 30% no período. 

Do território olfativo mais intenso dos amadeirados orientais, como  The Blend,  às propostas mais frescas e contemporâneas das novas sub marcas como CLASH, o Boticário tem ampliado o seu portfólio para atender à diversidade de perfis e preferências do público masculino. 

Falar da perfumaria masculina da marca é também reconhecer o protagonismo de Malbec, verdadeiro ícone da categoria e referência no mercado brasileiro. Lançado em 2004, há mais de vinte anos, Malbec foi o primeiro perfume do mundo a ser produzido com álcool vínico macerado em barris de carvalho francês — processo que adiciona notas amadeiradas exclusivas à fragrância e gerou uma patente internacional inédita. Para capturar a essência única do vinho Malbec, a marca realizou um processo de headspace diretamente em uma vinícola em Mendoza, na Argentina, berço dos melhores vinhos da uva Malbec. Esta é, ainda hoje, uma das fragrâncias mais vendidas pela marca. 

O desenvolvimento de Malbec exigiu uma adaptação especial na fábrica de São José dos Pinhais (PR), com a criação de um espaço dedicado exclusivamente à produção da fragrância. Em sua concepção, O Boticário inovou ao reunir um enófilo, um perfumista e um aromista, configurando um trabalho colaborativo inédito tanto para a marca quanto para a casa de fragrâncias parceiras. 

O reconhecimento de Malbec,comprovado por dados da Kantar, aponta a marca como a preferida, mais amada, que dita tendências e a melhor marca de perfumaria para presentear. 

Inovação e sustentabilidade fundamentam a perfumaria do Boticário

A sustentabilidade é um dos compromissos centrais do Boticário — inclusive na perfumaria. A marca utiliza eco-álcool, uma matéria-prima renovável, em 100% de suas fragrâncias, reforçando sua responsabilidade ambiental em toda a cadeia de produção. Além disso, a marca foi pioneira ao investir em neurociência aplicada à beleza com a criação do Neurolab, seu próprio laboratório dedicado a estudar as respostas emocionais provocadas por suas criações olfativas. O Neurolab já atua há anos mensurando emoções antes mesmo de o mercado começar a falar sobre o tema, em parceria com especialistas globais em embalagens, formulação e perfumaria — colocando a ciência no centro da experiência sensorial. 

O Boticário é também a única empresa de cosméticos brasileira a contar com um Centro de Pesquisa sobre o Olfato (CPO). Desde os anos 1990, a companhia aplica técnicas inovadoras como o headspace — que captura o cheiro de ambientes ou objetos — e desenvolve estudos sobre os efeitos emocionais das fragrâncias, antecipando tendências que só se consolidariam globalmente durante a pandemia. 

Em 2024, o Grupo Boticário alcançou um GMV (volume bruto de mercadorias) de R$ 35,7 bilhões, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior, conforme divulgado na apresentação pública de seus resultados financeiros. Esse desempenho sólido reflete estratégias consistentes entre diferentes categorias do Grupo e reforça o papel de Perfumarias que contribuem de forma relevante para essa solidez via inovação, sustentabilidade e forte conexão com os consumidores. 

Com quase cinco décadas de história, O Boticário se consolida como uma das maiores referências globais em perfumaria, traduzindo conhecimento olfativo, sensibilidade cultural e excelência em marca.

* Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Brasil, 3.470 lares. P3 – Como você se sente em relação às marcas de Perfumes e Fragrâncias* 


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