FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Tharciana Miranda
Fonte: Conversion
Em: 21/03/2025 às 10:00
Pub.: 21 de março de 2025

PCD e compra de carro: como funciona o desconto?

Avaliar diferentes opções pode ajudar a encontrar a melhor solução, de acordo com as necessidades e o orçamento de cada pessoa

PCD - Foto: Pexels

A compra de veículos com desconto para Pessoas com Deficiência (PCD) é um direito garantido por lei e tem como objetivo facilitar a mobilidade e promover mais acessibilidade. O benefício se dá por meio de isenções fiscais, tornando os veículos mais acessíveis financeiramente para esse público.

Como funciona a compra de carros para PCD?

Pessoas com deficiência podem adquirir veículos com isenções de impostos, o que reduz significativamente o valor final da compra. Os principais impostos que podem ser isentos são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), dependendo das regras de cada estado.

No caso da isenção do IPI, por exemplo, ela se aplica a veículos novos com valor de venda de até R$ 250.000,00. O ICMS é estadual, sendo aplicado sobre a circulação de mercadorias e serviços. O IPVA é cobrado anualmente pelos estados, variando entre 2% e 4%, podendo ser isento conforme as regras estabelecidas em cada estado.

Quem tem direito ao benefício?

Para ter acesso às isenções, é necessário cumprir alguns critérios e seguir um passo a passo. Um laudo médico emitido por uma clínica credenciada pelo Detran ou pelo SUS é necessário para comprovar a condição e a necessidade do veículo adaptado. 

Caso a pessoa com deficiência seja condutora, será preciso obter uma Carteira Nacional de Habilitação especial, que indica as adaptações necessárias no veículo. Além disso, documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência fazem parte do processo de solicitação.

Passo a passo:

  1. Conseguir o laudo médico: emitido por um médico credenciado, ele comprova a deficiência e informa as adaptações necessárias no carro.
  2. Solicitar a CNH especial: caso a pessoa vá dirigir o veículo, é preciso atualizar a habilitação no Detran.
  3. Entrar com o pedido de isenção: as solicitações são feitas na Receita Federal, para o IPI, e na Secretaria da Fazenda estadual, para o ICMS e o IPVA.
  4. Comprar o veículo: após a aprovação das isenções, basta apresentar a documentação na concessionária e concluir a compra.

Embora as isenções fiscais sejam destinadas a veículos novos, os seminovos podem ser uma excelente alternativa. Eles costumam ter preços mais acessíveis, já passaram pela maior fase de desvalorização e muitos ainda estão dentro do prazo de garantia de fábrica. 

A isenção de impostos na compra de veículos para PCD é uma conquista importante para a inclusão e a acessibilidade. Seguir todas as etapas corretamente garantem que o benefício seja usufruído da melhor maneira possível.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação