Prefeitura conclui projeto técnico do hospital veterinário municipal
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), concluiu o projeto técnico do primeiro hospital veterinário municipal. O documento tem como objetivo detalhar as necessidades, características físicas, equipamentos e funcionamento do estabelecimento para subsidiar o trabalho da Empresa Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Emurb) na elaboração dos projetos arquitetônicos e executivos.
A construção do hospital veterinário representa um avanço nas políticas públicas de cuidado e proteção animal do município e visa atender de forma mais eficiente as demandas da população, especialmente no que se refere aos animais comunitários, de tutores em situação de vulnerabilidade, protetores independentes e organizações de proteção animal.
A secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, ressaltou que esta é a primeira fase do projeto. "Estamos iniciando a primeira fase desse processo: a elaboração do projeto técnico pela Sema. Esse material é fundamental porque vai subsidiar a construção do projeto executivo e do projeto arquitetônico, garantindo que todas as necessidades funcionais, sanitárias, ambientais e operacionais sejam contempladas desde o início", explicou.
Para ser capaz de prestar atendimento clínico, cirúrgico e emergencial em casos de média e alta complexidade, a estrutura física do futuro hospital deve ter área cirúrgica, internamento para cães e gatos, consultórios, laboratórios e salas de exames, sala de atendimento emergencial, farmácia veterinária e área de acolhimento temporário destinado ao abrigo de animais abandonados.
Segundo a coordenadora do programa Aju Animal, Anne Carolyne Costa, a criação do hospital representa um avanço significativo para os serviços de saúde animal oferecidos pelo município. "Estamos avançando nos estudos para a implementação do hospital veterinário público, um passo importante para fortalecer o cuidado e o bem-estar animal em Aracaju. Além da análise de áreas públicas adequadas para a construção, realizamos visitas e reuniões em outros estados para conhecer experiências consolidadas e incorporar boas práticas ao nosso projeto. Esse trabalho garante que a implantação do hospital seja planejada com responsabilidade e alinhada às necessidades da nossa cidade", destacou.
Além de suprir uma demanda crescente da população, a construção do hospital veterinário ampliará a capacidade de atendimento clínico, cirúrgico e emergencial, com foco em casos mais complexos, que hoje não encontram solução integral na rede de clínicas credenciadas ao programa Aju Animal.