Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: ITP
Fonte: ITP
Em: 16/05/2022
Pub.: 17 de maio de 2022

ITP e Unit sediam o I Simpósio da ABIPTI

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Universidade Tiradentes (Unit) sediam nos dias 16 e 17 de maio, o I Simpósio da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação. Com o tema “Os Rumos da Pesquisa Tecnológica Brasileira”, membros da ABIPTI vão debater as necessidades e demandas da área, bem como propor possíveis soluções.

ITP e Unit sediam o I Simpósio da ABIPTI - Foto: ITP

ITP e Unit sediam o I Simpósio da ABIPTI - Foto: ITP

O encontro, que congrega as principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) do país, vai debater sobre políticas de Ciência e Tecnologia e sugerir ações e políticas para os setores para a Pesquisa e Desenvolvimento nos setores de Energia, Saúde, Indústria e Tic´s.

A ABIPTI representa os principais institutos de tecnologia do país. Com 41 anos de existência, tem como uma das funções a secretaria executiva realizando a interlocução na Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Sermos associados a ABIPTI, por meio do ITP, é uma conquista. A Universidade Tiradentes é uma instituição que preza e trabalha pela ciência e tecnologia. Daqui sairão decisões importante que podem melhorar a tecnologia e a ciência no Brasil”, enfatiza o Prof. Jouberto Uchôa, Reitor da Unit.

“Como nós sabemos, o nosso país é continental e, consequência disso, temos muitas assimetrias dentro de diversas áreas. Na ciência, na tecnologia e Inovação não é diferente.  Então, trazer a ABIPTI e o primeiro simpósio para o Nordeste é dar visibilidade a questões peculiares regionais, mas sem deixar de olhar para o aspecto nacional. Estamos discutindo ações e propondo iniciativas - nacionais e internacionais – com foco nas necessidades atuais e um planejamento para os próximos cinco anos.  A Universidade Tiradentes e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa estão muito felizes em receber este evento de suma importância que, certamente, gerará muitos frutos positivos”, destaca doutor Diego Menezes, presidente do ITP, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit e Vice-Presidente da ABIPTI da região Nordeste.

O simpósio tem como principal objetivo fazer uma interlocução entre as mais de 150 instituições nacionais de C,T&I que congregam a associação em prol de propor soluções e em salientar quais são os principais desafios hoje para ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

“Um dos marcos desse evento é mostrar porque que vale a pena investir em ciência, tecnologia e inovação. O Brasil é capaz de produzir, de exportar capital intelectual e produtos, soluções inovadoras”, enfatiza Sra. Flaudemira Paula, Diretora Executiva da ABIPTI.

“Nesta reunião serão discutidos os rumos da ciência tecnologia e inovação para os próximos cinco anos. A ideia é que saiam propostas, a serem encaminhadas aos candidatos à presidência para que eles possam usar esses programas de governo, especialmente no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para que nós possamos avançar na nossa ciência e tecnologia, pontuou Saumíneo Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes.

Ao final do encontro, que acontece na Universidade Tiradentes (Unit) - campus Farolândia, a ABIPTI apresentará a Carta de Aracaju com sugestões de possibilidades para melhorias nas políticas e ações de apoio e incentivo à pesquisa tecnológica nacional, como parte do esforço para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O documento consolidado será enviado a todos os candidatos à Presidência da República e, posteriormente às eleições, aos ministros do novo governo.

De acordo com o doutor Paulo Foina, Presidente da ABIPTI, o propósito é levantar questões que possam alavancar o ambiente de pesquisa tecnológica e inovação no Brasil, em um ambiente mais leve, ágil e que atenda as reais necessidades brasileiras.

“A carta tem duas partes. A primeira mostra o contexto em que a tecnologia brasileira vive hoje. A segunda, levanta demandas sobre o que precisamos para ter um ambiente adequado. 

Precisamos de uma política tecnológica para atender a uma política industrial, para ter para atender uma necessidade de desenvolvimento socioeconômico. Sem isso, fica difícil encontrarmos um caminho correto do investimento em tecnologia. O foco não é no hoje. É preciso saber onde o Brasil quer estar nos próximos dez anos”, conclui.

ABIPTI
A ABIPTI é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1980 e que conta atualmente com cerca de 140 associados, intituladas “Entidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (EPDIs)”, presentes em 27 unidades da Federação, entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor, atuantes em diversas áreas do conhecimento e oferecendo soluções tecnológicas com alto valor agregado para os mais diversos segmentos do sistema produtivo brasileiro. Tem por missão representar e promover a participação de seus associados no estabelecimento e na execução de políticas voltadas para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

A ABIPTI se faz presente em diversos conselhos e comitês de CT&I do país, onde mantém assento, são eles: o Conselho Deliberativo do CNPq, o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); o Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), o Comitê Gestor Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (MMA), os três Comitês do SIBRATEC / MCTIC (Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica), o Comitê Técnico Científico da Agência Nacional de Petróleo (COMITEC-ANP) e o Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal (CONAM/DF).

Em relação ao Poder Legislativo, a ABIPTI, desde 2009, atua como Secretaria Executiva da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados, que tem por objetivo estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. Nessa vertente merece destaque a participação recente da Associação nas ações levadas à cabo no que tange ao aperfeiçoamento do novo Marco Legal de CT&I, onde a ABIPTI foi membro integrante dos diversos grupos de trabalho que trataram do aperfeiçoamento do marco legal de CT&I do país e que culminou na Emenda Constitucional nº 85/2015, na Lei nº 13.243/2016 e no Decreto nº 9.283/2018.


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação