Na Rota com o Pop Rua Aju: vacinação e cuidado chegam à população em situação de rua
A proteção à vida de quem vive nas ruas ganhou prioridade na capital sergipana. Durante a tarde e a noite da última quinta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e com o apoio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), realizou a primeira edição de 2026 do ‘Na Rota com o Pop Rua Aju’, levando vacinação e cuidado em saúde diretamente à população em situação de rua.
A ação beneficiou pessoas atendidas pelo Centro Pop e em sete pontos externos do município, alcançando cidadãos que, em sua maioria, estavam com o calendário vacinal atrasado ou nunca haviam recebido imunização. Ao todo, foram aplicadas 170 doses de vacinas, sendo 100 no Centro Pop e 70 durante a ação itinerante noturna, com média de cinco doses por pessoa.
O assessor técnico do programa Consultório na Rua, Márcio Augusto Oliveira, destacou que o Pop Rua Aju foi estruturado para ampliar o acesso à saúde dessa população em extrema vulnerabilidade. Segundo ele, a iniciativa inaugura uma rota itinerante mensal que percorre regiões pré-estabelecidas da cidade. “O Pop Rua Aju veio para disponibilizar e dar mais acesso à população em situação de rua, levando ações itinerantes para os territórios que eles ocupam ou se estabelecem”, afirmou. Márcio ressaltou ainda que o projeto vai além da vacinação. “Nossa missão é levar mais acesso e promover a saúde dessas pessoas que vivem à margem e que tanto necessitam de uma assistência digna e eficaz”, completou.
A assessora técnica da Atenção Primária, Marília Alves, reforçou que a população em situação de rua enfrenta múltiplas vulnerabilidades sociais. Para ela, a atuação integrada entre secretarias é essencial para ampliar o alcance das políticas públicas. “É fundamental agir de maneira estratégica e intersetorial, oferecendo esses serviços de forma articulada, para garantir dignidade e os direitos básicos dessa população”, destacou.
Já a gerente de Imunização, Aizla Carolainy Santos, explicou que a equipe disponibilizou todo o calendário vacinal adulto, sem exigência de documentação. “Não há pré-requisito para se vacinar. Mesmo sem documento, a gente tenta rastrear os dados no sistema para garantir a aplicação da vacina em falta e a atualização da caderneta”, explicou.
A coordenadora do Centro Pop, Lucimeire Amorim, enfatizou que a intersetorialidade é uma diretriz da atual gestão municipal. “Essa integração entre saúde e assistência social tem promovido mais acesso a direitos, mais cuidado e mais proteção social para a população em situação de rua”, afirmou.
Entre os beneficiados, Luís Evandro Ribeiro, acompanhado pelo Centro Pop há seis meses e em situação de rua há cinco anos, relatou sentir-se acolhido. “Eu estou atrasado com as vacinas, por isso fiquei para me vacinar e ficar imune. Essas doenças novas estão surgindo e é preciso se proteger”, disse.
Assistido pelo Centro Pop desde 2022, Leandro Vuolo destacou a importância da ação para quem vive nas ruas. “É difícil ter acesso à saúde no dia a dia. Esse trabalho é gratificante e primordial para a gente que está nessa situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Já Maria José Damaceno, natural de Alagoas e há 30 anos em situação de rua, contou que recebeu sua primeira vacina na ação. “Foi uma maravilha. Eu nunca tinha tomado vacina antes, sempre tive receio. Hoje chegou minha oportunidade e tem que se proteger”, relatou.
Com o ‘Na Rota com o Pop Rua Aju’, a Prefeitura de Aracaju fortalece a política de atenção à população em situação de rua, ampliando o acesso à vacinação, à prevenção de agravos e à rede de cuidados do SUS. A iniciativa integra ações itinerantes, atendimentos no Centro Pop e serviços intersetoriais.