Concurso do Magistério: Educação de Aracaju realiza solenidade de lotação de professores empossados
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 23, a solenidade de lotação de 36 professores na Rede Municipal. No turno da manhã, 20 docentes foram lotados, e à tarde, mais 16 vão comparecer. Na segunda, 26, será a vez de 32 profissionais e na terça, 27, o processo será concluído com a lotação de mais 20. A distribuição dos professores ocorre em conformidade com as demandas da rede, a fim de preencher as vagas nas unidades que apresentam mais necessidades.
A solenidade de posse dos 88 professores aprovados no Concurso do Magistério ocorreu na última quinta-feira, 22, no Hotel Aquarios. Das 88 vagas preenchidas, 78 são destinadas a pedagogos e 10 a professores de áreas específicas, sendo: 1 vaga para Ciências, 6 para Educação Física, 2 para História e 1 para Ensino Religioso. Com esses docentes, chega a 277 o número de professores empossados desde a homologação do concurso, em maio de 2025, número que representa um marco significativo para a gestão da prefeita Emília Corrêa.
De acordo com a secretária Edna Amorim, esses novos profissionais da rede chegam para fortalecer o ensino no Município de Aracaju. Segundo a gestora, os docentes serão essenciais para a execução dos projetos pedagógicos que têm como foco a oferta de um ensino de qualidade. Para Edna Amorim, a presença de novos profissionais será fundamental para a Semed alcançar as metas estipuladas para 2026 no que diz respeito a formar cidadãos conscientes, preparados para o futuro, bem como o avanço dos indicadores educacionais: “Eles chegam para se somar aos profissionais da casa e, com certeza, ajudarão a transformar a educação municipal de Aracaju em uma das melhores redes de ensino do país. Acreditamos no potencial de todos que constroem a nossa rede de um lado, nós, que buscamos, promovemos e ofertamos a formação continuada; de outro, esses professores, que a partir de hoje passam a integrar oficialmente a rede”, afirmou a secretária.
A pedagoga Joana Darc exercerá as suas funções na Escola Municipal Arthur Bispo e foi uma das primeiras a participar da solenidade de lotação. Ela é natural de Paripiranga (BA) e está entusiasmada com a mudança para Aracaju para iniciar as atividades na rede municipal. “Pretendo desenvolver um belo trabalho com as turmas, em parceria com a equipe, com os gestores e a prefeitura, para fazer diferença na Educação em Aracaju. Sou baiana, essa vai ser minha primeira experiência em Sergipe, mas sei que vou ser bem acolhida e que vou amar trabalhar com essa equipe”, comentou Joana Darc.
A professora Advanusia Silva já atua na rede municipal de Aracaju, na Escola Municipal Ministro Geraldo Barreto Sobral, no Atendimento Educacional Especializado, desde 2015. Aprovada também nesse último concurso do magistério, ela destaca o quanto o novo vínculo profissional abrirá portas na sua carreira.”É uma oportunidade única nas nossas vidas, profissionais da Educação. Tivemos mais de 30 mil professores participando no último concurso; foi um processo amplo e muito disputado. Com certeza, a rede está recebendo profissionais qualificados. Hoje, ser empossada como pedagoga, trouxe-me oportunidades para desenvolver meu trabalho também na sala regular da rede municipal. Estou muito feliz.”, destacou.
Um dos professores de História empossados, Edvaldo Carlos enalteceu a importância da ampliação do quadro de professores efetivos para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. “Eles são os que realmente conhecem a realidade da escola, por conta do vínculo e dessa relação mais próxima. Ter mais professores efetivos é importante para a rede, para fortalecer as ações educacionais, e aumentar a expectativa de bons resultados a partir dos bons projetos que são realizados junto à prefeitura”, avaliou Edvaldo.
A pedagoga Karine de Jesus Santos já atua como professora substituta na rede. Com a oficialização do seu nome como profissional efetiva na cerimônia de posse, ela expressou a emoção pela conquista. “É uma felicidade enorme. Essa posse aqui tem um significado muito importante pra gente, porque já entramos com valorização salarial, com valorização da nossa classe, o que é muito importante, e eu estou muito feliz por estar vivendo esse momento tão especial na minha vida”, disse, destacando a relevância da concessão do piso do magistério que já contemplará os novos docentes, uma luta que a categoria travava há muitos anos.
Professora de Pedagogia, Ângela Oliveira enfatizou o poder transformador da Educação. “Quero dizer que eu sou fruto da escola pública e vim do interior. Conquistar uma vaga na capital do meu estado é uma grande honra. Quero devolver, por meio da qualificação que eu tenho, o melhor trabalho para a rede pública de Aracaju. Os meninos e meninas da rede pública merecem ter a Educação como uma forma de mobilidade social que os levem a ascender a qualquer posição de trabalho que eles sonhem, porque eles são capazes de realizar, assim como eu”, afirmou.