Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 23/01/2026 às 10:00
Pub.: 23 de janeiro de 2026
Atualizada: 23/01/2026 às 11h01

Redução de filas no Cemar Aracaju melhora acesso a exames e agiliza atendimentos

Redução de filas no Cemar Aracaju melhora acesso a exames e agiliza atendimentos - Foto: Karla Tavares/Secom PMA

O tempo de espera para exames no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) começou a cair de forma significativa após uma série de mudanças implantadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A atual gestão conseguiu avançar sobre um histórico de longas esperas, especialmente nos serviços de eletrocardiograma e ultrassonografia.

O resultado é atribuído à adoção de medidas como a ampliação da oferta de vagas e a implementação do overbooking planejado, técnica utilizada para compensar o absenteísmo e garantir o uso integral da capacidade técnica da unidade. A ação faz parte do compromisso estabelecido no plano de governo (2025–2028) da prefeita Emília Corrêa.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Especializada da SMS, Tércia Monteiro, o primeiro passo foi reconhecer a dimensão do problema. “Partindo do ponto que a gestão atual pegou historicamente filas e demandas reprimidas muito altas, principalmente em relação a procedimentos, consultas e exames especializados, a gente começou do zero. Primeiro, identificamos quais eram essas filas, do que se tratavam e onde estava a maior demanda reprimida, que é quando existe um tempo maior de espera. No caso dos exames, o eletrocardiograma chegou a registrar um tempo médio de espera de cerca de 189 dias. Hoje, a gente reduziu esse tempo para 23 dias”, explicou.

Segundo ela, essa mudança impacta diretamente a rotina do usuário. “Na prática, o paciente vai à unidade básica, que é o fluxo de rotina, com encaminhamento. Quando a solicitação é colocada no sistema, ele já sai de lá com uma data prevista ou com a informação de que está aguardando vaga. No caso do eletro, com a redução do tempo médio de espera, o paciente já sai com previsão de data, porque a gente já consegue absorver quem está solicitando. Se, por exemplo, 60 pessoas pedem o exame no mês, com o tempo reduzido, a gente consegue atender essa demanda dentro do próprio mês”, detalhou.

No caso específico da ultrassonografia, Tércia explica que o tempo médio de espera também caiu. “A ultrassonografia chegava a atender um período de cerca de 90 dias de espera. Essa quantidade de dias também foi diminuída. A ultrassom mamária masculina, por exemplo, a gente conseguiu zerar. Fizemos higienização de fila, busca ativa nas unidades e, em novembro, um mutirão que concluiu todos os exames que estavam aguardando. Hoje, quem chega à unidade básica para esse tipo de ultrassom já sai com data prevista”, disse.

Outro ponto destacado por coordenadora é o fortalecimento da regulação. “Aracaju é um dos poucos municípios no Brasil que trabalha com regulação de forma efetiva. A fila é organizada por priorização. A gente tem profissionais de diversas categorias que fazem esse alinhamento e priorizam de acordo com critérios protocolares”, afirmou. 

O reforço de profissionais também contribuiu para ampliar a capacidade de atendimento. “Em 2025, tivemos contratações importantes, como pneumologista, ortopedista, dermatologista, infectologista, obstetra e ginecologista. Isso aumentou a quantidade de atendimentos e ajudou a dar mais vazão à fila”, disse.

Ela ainda destacou o fortalecimento de fluxos internos, como o da unidade de pequenos procedimentos, que permite ao paciente sair da consulta já com a data de biópsias, punções ou retiradas, garantindo mais rapidez no diagnóstico.

Melhoria do acesso

A gerente do Cemar, Thaciane Menezes, destacou o empenho da equipe no novo momento vivido pela unidade. “Por intermédio da otimização dos fluxos de atendimento, do comprometimento da equipe multiprofissional e do aprimoramento dos processos internos, foi possível ampliar a capacidade de realização dos exames, garantindo maior agilidade, qualidade diagnóstica e segurança aos pacientes. Como resultado, observou-se uma significativa redução das filas de espera para o eletrocardiograma, contribuindo diretamente para a melhoria do acesso, da resolutividade dos atendimentos e da eficiência do serviço prestado”, disse.

Em tratamento para reduzir a gordura e pedra no fígado, a doméstica Márcia da Silva Araújo, de 49 anos, chegou ao Cemar para uma ultrassonografia. De acordo com ela, o período de espera foi de apenas 15 dias. “Foi rápido, e essa agilidade ajuda muito, porque quando a gente tem algum problema de saúde, o exame não demora e fica mais fácil descobrir o que está acontecendo. Estou fazendo esse tratamento e a médica pediu que eu retornasse para verificar se já diminuiu”, explicou.

A comerciante Marinalva Bispo Nunes, de 42 anos, também elogiou o atendimento.“Graças a Deus, melhorou bastante. Antes era mais lento, agora está bem mais rápido. Dessa vez só levou um pouco mais de tempo por causa das festas de fim de ano, mas, mesmo assim, foi tranquilo. Eu já vim aqui outras vezes, acho que essa é a quarta vez. O atendimento é ótimo, rápido e atencioso”, disse.

O aposentado Francisco Alves dos Santos, de 76 anos, esteve no Cemar para o eletrocardiograma, marcado há um mês. Para ele, as melhorias podem ser percebidas em toda a rede de saúde de Aracaju. “Agora tá até melhor. Para quem usa o serviço é muito bom, em todo lugar que eu vou sou bem atendido. A gente chega na UPA, no posto, e a gente consegue ver a diferença. Melhorou bastante”, garantiu.

Para a diarista Antônia Noémia Barbosa, de 57 anos, que também fez o eletrocardiograma, a iniciativa de garantir mais rapidez na fila é muito importante. “É maravilhoso ser chamada tão rápido. Eu pensei que ia demorar mais, mas foram só 15 dias depois da minha consulta no postinho. Estou satisfeita e feliz, porque as pessoas precisam disso, de um bom serviço, principalmente na saúde”, destacou.

Atendimento e especialidades

O Cemar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h, e está localizado na Rua Bahia, no bairro Siqueira Campos. “Aqui no complexo, a gente tem exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, diversas ultrassonografias, além do ecotransesofágico e do ecotransitorácico, sendo este último referência para o estado. Também realizamos MAPA e holter, teste do pé diabético e uma grande variedade de consultas especializadas, como cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, angiologia, ortopedia, mastologia, cirurgia geral, entre outras”, concluiu Tércia Monteiro.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação