FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Verlane Estácio
Fonte: ITPS/SE
Em: 24/01/2022 às 11:54
Pub.: 25 de janeiro de 2022

ITPS alerta para nova portaria do Inmetro que desobriga padronização na instalação de taxímetros

Portaria dá autonomia para que fabricantes escolham a melhor forma de instalar o instrumento, desde que garantida a segurança e o atendimento à regulamentação metrológica.

 

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) faz um alerta aos taxistas sergipanos para que fiquem atentos às novas mudanças estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em relação à padronização nas instalações dos sensores de velocidade utilizados em taxímetros.

É que já está em vigor a Portaria nº 514/2022, publicada no último dia 4 de janeiro, que revoga portarias anteriores e desobriga a padronização na instalação de taxímetros em todo o Brasil. Essa padronização estava estabelecida nas Portarias nº 338/2019 e 204/2020, que previam a utilização de sensores de velocidade, com o uso de cinta magnética fixada ao eixo dianteiro do veículo e ligações por meio de módulos de inspeção, em substituição às instalações utilizando sensores de rotação do ABS.

Pelas regras anteriores, o taxista que trocasse de veículo seja usado ou zero quilômetro, deveria fazer as adequações necessárias e utilizar o taxímetro dotado de um kit com cinta magnética e módulo de inspeção, conforme determinado pela portaria 338/2019. A mesma regra era válida para os casos em que houvesse a instalação de um novo taxímetro. No entanto, com a revogação das portarias que estabeleciam padronização dos sensores de velocidade, não há mais a necessidade desse tipo de adequação.

“A partir de agora, o fabricante tem autonomia para escolher o tipo de equipamento e a melhor forma de instalação, desde que atenda a regulamentação técnica metrológica. No entanto, é preciso esclarecer que os taxistas que já instalaram as cintas magnéticas podem continuar usando o seu equipamento normalmente, pois as instalações são viáveis, seguras e legais”, esclarece Kaká Andrade, diretor-presidente do ITPS, órgão delegado do Inmetro.

Segundo Kaká Andrade, a decisão do Inmetro de revogar as portarias anteriores é baseada em estudos que contaram com a participação de fabricantes de taxímetros, oficinas permissionárias responsáveis pela instalação dos instrumentos, taxistas e os órgãos delegados do Inmetro, a exemplo do ITPS.

“Essas novas mudanças estabelecidas pelo Inmetro são oriundas de estudos que identificaram que a padronização dos sensores de velocidade aumentaria os custos aos taxistas, situação que é extremamente inviável, já que a categoria tem sentido no bolso os reflexos da concorrência com os aplicativos de transporte. A nova portaria está alinhada com a Lei de Liberdade Econômica, pois reduz a burocracia da atividade econômica, mas sem perder a confiabilidade e a segurança metrológica”, detalha o diretor-presidente do ITPS.

Apesar da revogação das portarias que padronizavam os sensores de velocidade utilizados em taxímetros, o Inmetro manteve a exigência de adequação nos taxímetros que utilizam informações do ABS. Aqueles que têm o taxímetro instalado nos sensores de rotação do ABS serão notificados para correção. A medida visa a segurança da população, já que esse tipo de instalação, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), pode provocar mau funcionamento dos sistemas e colocar em risco os usuários dos veículos.

Reunião
As novas regras para taxímetros foram tema de uma reunião realizada na última quinta-feira, 20, no ITPS. “A partir de agora, temos um problema a menos. Os taxistas estavam revoltados, pois a situação anterior gerava confusão e um custo maior. Vamos seguir trabalhando normalmente com nossos taxímetros e aguardar as datas da verificação metrológica”, comenta o presidente do Sintax, João Batista.

A mudança também foi recebida de maneira positiva pelas oficinas permissionárias que atuam com taxímetros em Sergipe. “Essa portaria vai facilitar as coisas para nós permissionários e também para os taxistas. As condições econômicas do nosso país não estão nada boas e o fato de ter um gasto a mais estava gerando complicações. Com a nova decisão, haverá uma redução nos custos, beneficiando permissionários e taxistas”, comenta Plínio Matos, representante da empresa Veloservice.

Também participaram desse encontro o diretor-presidente, Kaká Andrade, a gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial, Maria Inêz de Almeida; o presidente do Sindicato dos Taxistas (Sintax), João Batista, o vice-presidente, Airton dos Santos; e a representante da empresa Ari Táxi, Leci Gonçalves.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação