Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Ascom Cress/SE | Âncora Adm Comunicação Ltda
Fonte: Ascom Cress/SE | Âncora Adm Comunicação Ltda
Em: 24/01/2022 às 13:46
Pub.: 24 de janeiro de 2022

CRESS-SE aciona justiça para cumprimento da Lei que regulamenta a profissão pelas instituições fiscalizadas

CRESS-SE aciona justiça para cumprimento da Lei que regulamenta a profissão pelas instituições fiscalizadas (Imagem: Divulgação/ Cress/SE)

CRESS-SE aciona justiça para cumprimento da Lei que regulamenta a profissão pelas instituições fiscalizadas (Imagem: Divulgação/ Cress/SE)

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), na gestão “É Preciso Estar Atento e Forte – 2020/2023”, realizou uma reunião com a sua assessoria jurídica para discutir os encaminhamentos do Setor de Fiscalização e Orientação. O objetivo foi avaliar as irregularidades encontradas nas instituições fiscalizadas com relação ao descumprimento da Lei 8.662/1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social.

As visitas de fiscalização e orientação, realizadas em instituições públicas e privadas que possuem em seu quadro assistentes sociais, verificam ainda o cumprimento da Resolução do CFESS nº 493/2006, que dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional.

Estiveram presentes na reunião a presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, o conselheiro e secretário, Ricardo Marques, e os advogados da assessoria jurídica do CRESS, Diogo Dória, Marcelo Victor e Silvio Eduardo.

A presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, afirma que “com o não cumprimento das solicitações dos profissionais das instituições fiscalizadas, o CRESS irá acionar os gestores por via judicial. Algumas ações serão encaminhadas à Polícia Federal, outras serão encaminhadas como Ação Civil Pública, no intuito de resguardar a profissão de Serviço Social, cobrando o cumprimento da Lei 8.662 e a Resolução nº 493”, explicou.

Segundo o assessor jurídico, Diogo Dória, a reunião serviu para prestar contas das ações realizadas em 2021. “Apresentamos o inquérito policial aberto na Polícia Federal, protocolamos representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) e também, dentre as demandas que trazem mais valorização à classe, ajuizamos uma ação civil pública, acho que de fato inédito para o CRESS, junto à instituição hospitalar, para adequações das dependências disponibilizadas para o Serviço Social”.

“A ação foi fruto da fiscalização do CRESS Sergipe e com a morosidade e negligência das instituições fiscalizadas, nós ajuizamos a ação. Para esse ano, temos a perspectiva de ajuizar outras ações, pois tem chegado alguns resultados da fiscalização do CRESS e foi um dos nossos pedidos junto à diretoria essa aproximação com a Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) para que possamos sugerir e encaminhar a fiscalização, de modo que já chegue para a gente o material robusto de provas e todo o material que seja suficiente para tomar uma medida necessária”, acrescentou o advogado do CRESS, destacando que o após o ajuizamento já despachado pelo magistrado, é necessário aguardar resposta da instituição hospitalar.

Ainda segundo o advogado, o setor jurídico acionou a justiça após recolhimento de provas e depoimentos junto às agentes fiscais do Conselho. “Orientamos as agentes fiscais que já é reconhecido na Justiça Federal que os conselhos profissionais têm competência para a fiscalização e, não necessariamente, deve se restringir ao aconselhamento e à recomendação. Até para valorização da classe, é importante que essa fiscalização seja mais rígida e tenha consequências claras”.

Dentre as determinações da Resolução Nº 493/2006 estão iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno; recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional; ventilação adequada a atendimentos breve ou demorados e com portas fechadas; e espaço adequado para colocação de arquivos para adequada guarda de material técnico de caráter reservado.

Lives sobre Questões Jurídicas
Durante a reunião, também foi apresentada a sugestão de realização de lives do CRESS para orientar os/as profissionais de Serviço Social sobre questões jurídicas, como cumulação de cargos, o poder de polícia do CRESS, o papel do CRESS na sociedade, do ponto de vista jurídico, entre outros temas. O Regional já está organizando com a assessoria jurídica uma agenda e divulgará em breve a sequência de lives.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação