Janeiro Branco: Saúde de Aracaju garante cuidado em saúde mental e escuta qualificada
Em momentos de sofrimento emocional, ter acesso a uma escuta qualificada pode representar o primeiro passo para o cuidado. Diante deste cenário, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza à população o Serviço de Atendimento Psicossocial (SAPS), iniciativa que garante escuta qualificada, acolhimento e orientação em saúde mental de forma gratuita e remota.
O SAPS beneficia diretamente pessoas em sofrimento psíquico ou que buscam informações sobre a rede de saúde mental do município. O atendimento é realizado por psicólogas e assistentes sociais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone 0800 729 3534, opção 3. O serviço oferece suporte psicológico, social e emocional, além de orientar sobre os encaminhamentos necessários dentro da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS)
Segundo Cristian Paula Oliveira, referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS), o serviço tem papel estratégico no cuidado contínuo. “O SAPS oferece suporte, acolhimento e direcionamento às pessoas em sofrimento psíquico. Nos casos mais intensos, realizamos o monitoramento e a busca ativa, garantindo um acompanhamento mais próximo e os encaminhamentos necessários”, explica. Nessas situações, a equipe realiza contato por meio do número 3304-3534, fortalecendo o vínculo e a continuidade do cuidado.
Além da demanda espontânea, o SAPS atua em articulação com o Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), realizando busca ativa de usuários notificados e promovendo o matriciamento com a Rede de Atenção Psicossocial. “Atualmente, o serviço registra média mensal de cerca de 300 atendimentos, o que demonstra a importância de se promover esse tipo de cuidado com escuta qualificada, além de observar a crescente procura da população por suporte em saúde mental”, mensurou Cristian Paula.
Inserido nas ações do Janeiro Branco, campanha nacional voltada à promoção da saúde mental e emocional, o SAPS amplia a divulgação dos canais de escuta e orientação disponíveis no município. O serviço funciona como porta de entrada para o cuidado em saúde mental, orientando a população, organizando os fluxos de atendimento e garantindo acesso qualificado à Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju.