Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 22 de julho de 2025
POR: Secom/PML
Fonte: Prefeitura de Lagarto
Em: 18/07/2025 às 20:09
Pub.: 21 de julho de 2025

Com a abertura do Hospital de Amor, Lagarto fortalece a Saúde no município e se torna referência no tratamento de câncer no Nordeste

Unidade beneficiará pacientes de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, oferecendo diagnóstico rápido e tratamento integrado para câncer

Com a abertura do Hospital de Amor, Lagarto fortalece a Saúde no município e se torna referência no tratamento de câncer no Nordeste - Foto: Prefeitura de Lagarto

Nesta sexta-feira, 18, Lagarto deu um passo decisivo para se consolidar ainda mais como um polo de referência na saúde com a abertura do Hospital de Amor, um marco na luta contra o câncer. A nova unidade é um centro especializado no diagnóstico e tratamento de câncer, oferecendo atendimento gratuito e de alta qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) à população de Sergipe e de mais três estados: Alagoas, Bahia e Pernambuco.
 
A abertura do Hospital de Amor representa um passo significativo no fortalecimento da infraestrutura de saúde do município e no acesso a tratamentos especializados.
 
A secretária Municipal de Saúde, Goretti Reis, destacou a importância dessa conquista para a comunidade. "Este dia é uma data para ser lembrada por todo o Brasil. O Hospital de Amor é um presente para a nossa sociedade, um espaço onde será possível oferecer um diagnóstico antecipado e tratamento adequado, o que é essencial para salvar vidas. Queremos construir uma estrutura de referência para a saúde, e com o Hospital de Amor, temos mais uma ferramenta para isso," afirmou.
 
Um dos maiores benefícios que o Hospital de Amor trará para a população é a redução da necessidade de deslocamento de pacientes oncológicos para outras cidades. Antes, os pacientes de Lagarto e da região precisavam viajar para Aracaju ou até mesmo para outras localidades para realizar tratamentos de quimioterapia, radioterapia e outras terapias. Agora, com a unidade em funcionamento, esses serviços estarão disponíveis no próprio município.
 
Fernanda Martins, diretora da Rede Especializada de Lagarto, ressalta a relevância dessa mudança. "O impacto do Hospital de Amor será significativo para os pacientes oncológicos, que agora poderão ser atendidos aqui, em Lagarto. Se o paciente tem suspeita de câncer, ele já não precisará se deslocar para outra cidade, será atendido aqui e iniciará o tratamento o mais rápido possível," afirmou.
 
Pacientes
 
A agilidade no diagnóstico e tratamento é uma das principais metas da nova unidade. O hospital prevê que os pacientes, após o diagnóstico, possam iniciar os tratamentos dentro de um período de 30 dias, como preconiza o Ministério da Saúde.
 
Maria Elite Costa, residente do município de Pedrinhas, compartilhou sua experiência positiva ao ser atendida na unidade. "O atendimento é maravilhoso. A estrutura do hospital é impecável, e todos os profissionais são muito acolhedores. Acredito que, agora, o acesso à saúde será muito mais rápido e eficaz, o que vai beneficiar não só Lagarto, mas toda a nossa região”, disse.
 
Jussara Silva, moradora de Simão Dias, trouxe sua experiência com o atendimento do marido no hospital. "Chegamos aqui por indicação de uma amiga, que nos falou sobre o hospital. Meu marido passou por todos os exames e, agora, está recebendo o tratamento de quimioterapia. O atendimento é excelente, e o acolhimento é indescritível. Esperamos que o hospital continue a crescer e oferecer mais cuidados para as pessoas," relatou.
 
Referência
 
O Hospital de Amor tem como objetivo se tornar um centro de referência regional no tratamento do câncer, semelhante ao modelo de sucesso do Hospital de Amor em Barretos, São Paulo.
 
A médica Lorenna Lim, cirurgiã oncológica da unidade, destacou os benefícios que o novo hospital trará para os pacientes de Lagarto. "Nosso objetivo é trazer para Lagarto um modelo de tratamento de excelência. Cada paciente será tratado de forma integral, com a colaboração de uma equipe multiprofissional que incluirá médicos oncologistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais. O tratamento será humanizado, focando não só na doença, mas no bem-estar do paciente como um todo", explicou.
 
Ela acrescentou ainda que o hospital não só seguirá o modelo de Barretos em termos de estrutura e atendimento especializado, mas também adaptará esse modelo para atender de forma mais próxima às necessidades da população local. "Aqui, trabalhamos com a ideia de não apenas tratar o câncer, mas de proporcionar um acompanhamento contínuo e multidisciplinar, em que cada profissional tem um papel essencial no processo de recuperação do paciente. A integração entre as especialidades e a preocupação com o aspecto emocional e psicológico são fundamentais para garantir que o paciente se sinta acolhido e seguro durante todo o tratamento", completou a médica.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação