Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 22 de julho de 2025
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ipesaúde
Em: 21/07/2025 às 08:46
Pub.: 21 de julho de 2025

Ipesaúde destaca sintomas e cuidados para tratar infecções e inflamações do ouvido

Durante os períodos mais quentes ou de maior volume de chuvas, os casos da doença tendem a aumentar

Médico examinando paciente - Foto: Reprodução | IpeSaúde

A otite é um termo médico utilizado para denominar infecções e inflamações que atingem o ouvido e, se não tratadas de maneira adequada, podem ocasionar desconfortos e prejuízos significativos à saúde auditiva. Com a chegada dos períodos mais quentes ou chuvosos, há um aumento na incidência dos casos da doença. Por isso, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) reforça a importância de atentar-se aos sintomas e realizar o tratamento adequado para evitar complicações.

A otorrinolaringologista do Ipesaúde, Mariane Barreto, explica que os dois tipos mais comuns da doença são a otite externa e a otite média. “A otite externa geralmente é causada por manipulação incorreta do ouvido, como o uso de cotonetes, grampos de cabelo ou até mesmo a introdução de objetos para coçar. Já a otite média está relacionada à inflamação da orelha média, que desempenha um papel crucial na transmissão do som, e pode ocorrer devido à perfuração da membrana timpânica”, esclarece a médica.

Entre os principais sintomas da otite estão dor no ouvido, secreção e hipoacusia, que é a dificuldade para ouvir. Diante de qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar atendimento médico. “É fundamental não se automedicar. O tratamento correto, muitas vezes, inclui o uso de antibióticos, que podem ser tópicos, aplicados diretamente no ouvido, ou sistêmicos, dependendo da gravidade do quadro”, orienta Mariane.

A especialista também alerta sobre os cuidados em relação à limpeza dos ouvidos. “A lavagem de ouvido não pode ser feita durante o processo inflamatório. Primeiro, é preciso tratar a infecção. Somente depois, com a inflamação controlada, pode-se realizar a limpeza, se necessário”, destaca. Outro ponto importante trata-se do uso de fones de ouvido. “Eles não causam otite diretamente, mas, durante um episódio inflamatório, devem ser evitados para não agravar o quadro”, completa a médica.

Como forma de prevenção, a dica é simples, mas eficaz: “Evite o uso de objetos dentro do ouvido. É a manipulação excessiva e inadequada que geralmente leva à infecção. Cuidar da saúde auditiva é, muitas vezes, evitar pequenos hábitos que podem causar grandes problemas”, finaliza Mariane Barreto.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação