Breno Garibalde: "A gente deveria estar discutindo transporte gratuito e não catraca dupla”
A suspensão das catracas duplas no transporte público do município de Aracaju foi o tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde no plenário da Câmara de Aracaju nesta quinta-feira, 8. Em sua fala, o parlamentar relembrou a decisão judicial que trouxe essa determinação.
“Estou muito feliz com essa notícia, foi uma luta que o nosso mandato travou em favor da população, inclusive junto a vereadores de outros municípios. Porém, fico triste com alguns posicionamentos que tenho visto a favor das catracas, pensando apenas no lucro das empresas. Precisamos pensar nas pessoas, em atraí-las para o transporte público e as catracas duplas estão totalmente ao contrário disso. O que tem sido falado é que essa modalidade é utilizada em várias cidades do país, o que é mentira”, ressaltou o vereador, acrescentando que em cidades como Maceió, Fortaleza e Belo Horizonte as catracas duplas foram revistas.
Outro ponto destacado por Breno em seu pronunciamento, é que a Lei Orgânica do Município rege que, qualquer mudança relacionada à tecnologia de transporte público, precisa passar por aprovação da Câmara de Vereadores. Porém, com a instalação das catracas duplas, isso não foi feito.
“A instalação de catracas duplas nos ônibus de Aracaju foi feita sem passar pela aprovação desta casa. Então precisamos cobrar o nosso poder como legislador, pensar em alternativas e soluções para melhorar o acesso dos aracajuanos ao transporte público. Quero aproveitar para parabenizar o trabalho da promotora Euza Missano e do juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12° Vara Cível de Aracaju pelo trabalho em favor dessa causa”, pontuou.
Por fim, Breno afirmou que espera que a gestão municipal reveja o posicionamento em relação a essa pauta. “Estamos aqui para lutar pela mobilidade urbana e pelo direito dos aracajuanos a um transporte público de qualidade”, concluiu o parlamentar.