FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Monique Costa
Fonte: Assessoria Joaquim da Janelinha
Em: 07/06/2022 às 13:06
Pub.: 07 de junho de 2022

Joaquim da Janelinha alerta sobre nova "pandemia" entre os jovens: uso de cigarros eletrônicos

“Modinha que traz malefícios futuros à saúde”, assim iniciou a fala do vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), ao levar esse tema tão atual e preocupante para toda a sociedade, à tribuna da Câmara Municipal na manhã de hoje, 6, ao se referir sobre o uso relevante do cigarro eletrônico entre os jovens, e que se tornou  uma moda relativamente recente, mas que já se espalhou pelo Brasil e pelo mundo.  

Joaquim da Janelinha alerta sobre nova "pandemia" entre os jovens: uso de cigarros eletrônicos - Imagem: Reprodução

Joaquim da Janelinha alerta sobre nova "pandemia" entre os jovens: uso de cigarros eletrônicos - Imagem: Reprodução

“É difícil sairmos à noite e não encontrarmos gente fumando, assim como gente vendendo, além disso, a compra pode ser feita sem dificuldades também pela internet. Mas é importantíssimo frisar que o uso e a venda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos no país desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão é baseada no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos", disse Joaquim que ainda frisou a sua maior preocupação voltada enquanto gestor de escola.

“Assim como uma matéria do Fantástico do último domingo, 5, a CNN Brasil também mostrou em reportagem que uso de cigarros eletrônicos pelos adolescentes tem colocado colégios brasileiros em alerta. A preocupação cresceu neste ano, com a retomada das aulas presenciais. O consumo é comum em ambientes reservados, como nos banheiros, por exemplo, e há casos até de comercialização desses dispositivos dentro das escolas. Contudo, a ideia é, junto aos secretários e autoridades competentes, levarmos para as escolas municipais palestras e fóruns de debates para conscientização e diminuição da utilização”, exclamou o parlamentar.

Os vereadores Anderson de Tuca e Isaac também contribuíram com suas respectivas falas  destacando os problemas recorrentes ao uso; dentre eles, respiratórios e até câncer no pulmão.

Joaquim citou ainda que a sua filha Júlia, de 17 anos, ao tratar sobre o assunto, o respondeu fazendo correlação com o que dizia o sociólogo Bourdieu sobre o ‘capital simbólico’:

“O capital simbólico refere-se a ligação do reconhecimento e status social a partir do que você possui e apresenta na sociedade.

Nesse sentido, atualmente, entre os brasileiros, principalmente os jovens, estabeleceram que o uso do cigarro eletrônico determina seu lugar na sociedade, e que você só terá poder e será reconhecido no seu grupo social se fumar”, acrescentou a jovem Júlia.

Cigarros eletrônicos
Os dispositivos de fato funcionam por meio de uma bateria que esquenta um líquido interno (uma mistura de água, aromatizante alimentar, nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal). Também chamado de vape ou pod, o dispositivo é tragado pela boca e cria uma fumaça branca e sem cheiro ou com um cheiro que se dissipa rapidamente no ar.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação