Eduardo Amorim é homenageado pela luta em defesa do Hospital do Câncer
Os 15 anos de luta em defesa pela construção do Hospital do Câncer de Sergipe resultou em mais um prêmio para o pré-candidato ao Senado Federal, Eduardo Amorim. Na noite desta terça-feira, 27, o portal de notícias Imprensa 24h reuniu profissionais da comunicação, saúde, direito e gestores públicos no Museu da Gente Sergipana para promover a entrega das condecorações conforme votação popular. Médico anestesiologista do Sistema Único de Saúde (SUS), Eduardo Amorim, no ano de 2010, decidiu reunir profissionais da saúde, entidades sindicais e movimentos sociais na perspectiva de ofertar ao povo sergipano a primeira unidade oncológica.
No primeiro momento, entre os meses de março de 2011 e outubro de 2012, a Caravana ‘Unidos Pela Vida’, conseguiu reunir mais de 200 mil assinaturas, representando a adesão superior a 10% da população geral de Sergipe. Durante os oito anos de mandato como representante do povo sergipano no Senado Federal, Eduardo Amorim destinou mais de 200 milhões em emendas carimbadas para a construção da unidade hospitalar. Em decorrência de problemas administrativos por parte do Governo de Sergipe, um volume representativo deste valor retornou para os cofres da União.
Ao retornar para o exercício da medicina, a partir de 2019 o homenageado seguiu mobilizando a bancada sergipana em Brasília, bem como buscando os gestores estaduais para que os esforços nacionais fossem aproveitados em benefício direto aos pacientes diagnosticados com câncer. Depois de 15 anos, em dezembro do ano passado a unidade oncológica foi inaugurada com reconhecimento público à luta enfrentada pelo senador Eduardo Amorim. Sobre a homenagem recebida esta semana, ele agradeceu a todos que votaram em seu nome, mas destacou que está trabalhando para conquistar outros avanços. O foco desde junho do ano passado é contribuir para que Sergipe construa um Hospital de Clínicas e um Centro de Diagnóstico por Imagem.
“Fico honrado em receber este prêmio que é fruto de um trabalho árduo, intenso, mas que valeu muito a pena. Demorou bastante para que o nosso sonho se tornasse realidade e sobretudo o povo de Sergipe, usuário do SUS e paciente oncológico, pudesse, enfim, receber uma assistência digna. Sonho realizado, chegou a hora de assumir outros voos: Sergipe precisa de um Hospital de Clínicas e de um Centro de Diagnóstico por Imagem. Espero não demorar 15 anos para ver esse benefício ser disponibilizado ao nosso povo sus dependente”, destacou Eduardo. A unidade conta com uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos.
Destes, um total de 135 leitos são para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica. “Mais uma vez agradeço a entrega deste prêmio e o reconhecimento da nossa luta pela construção e entrega do Hospital do Câncer. Vamos agora lutar por novos avanços e pela melhoria contínua da qualidade de vida do sergipano”, completou, Eduardo Amorim.