Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: George W. Silva
Fonte: Site Iran Barbosa
Em: 04/01/2022
Pub.: 05 de janeiro de 2022

Iran Barbosa vota contra projeto que gera mais distorção de salários na Educação

Na sessão desta terça-feira, 4, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, votou contrário ao Projeto de Lei nº 342/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Gratificação de Estímulo às Atividades Administrativas e de Gestão da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e sobre a Gratificação do Programa Pré-Universitário. A proposta acabou aprovada, em plenário, com os votos da maioria.

De acordo com Iran, gratificações criam distorções entre atividade-fim e atividade-meio na Seduc (Foto de arquivo: Seduc/SE)

De acordo com Iran, gratificações criam distorções entre atividade-fim e atividade-meio na Seduc (Foto de arquivo: Seduc/SE)

De acordo com Iran, existe um problema de ordem legal que precisa ser acompanhado, já que a abrangência do projeto do Executivo alcança os servidores vinculados não só à função de Educação, mas também ao Esporte e à Cultura, os três setores que estão sob a gestão da Seduc. O parlamentar adverte que pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino não poderão ser utilizados para custear despesas de atividades culturais e esportivas, que precisam ter fonte própria de financiamento, já que são atividades indispensáveis à sociedade.

“Neste caso, as gratificações a serem pagas aos servidores da Cultura e do Esporte teriam que ter fontes diferenciadas de financiamento. Portanto, há que se ter muito cuidado com esse tipo de gratificação criada pelo projeto e paga pela Seduc, pois poderá gerar uma série de distorções, inclusive de uso inadequado dos recursos carimbados para a Educação”, chamou a atenção o petista.

Ainda segundo Iran, chamam a atenção os valores dessa gratificação que, em determinados casos, são superiores aos salários de professores que estão nas salas de aula.

“Esta é uma distorção gravíssima e que precisa ser denunciada. Um dos problemas desse tipo de projeto é que ele gera cada vez mais um fosso que distancia os trabalhadores que prestam serviços na atividade-meio em relação àqueles que desempenham suas funções na atividade-fim da Educação, que é o ensino propriamente dito, desenvolvido nas escolas, local onde está proibida a concessão dessa gratificação, de acordo com o projeto”, aponta Iran.

“E aqui não é discurso de quem subestima a importância de servidores que desempenham atividade-meio nas Secretarias. Aprendi a respeitá-los, porque há um grupo de servidores que trabalha muito e sustenta o funcionamento das Secretarias e, portanto, merecem ser reconhecidos e bem remunerados. Entretanto, temos na Secretaria de Educação uma estrutura legalmente instituída que gera uma distorção entre quem desempenha a atividade-meio e quem desempenha atividade-fim e isso não pode ser aprofundado”, denuncia o petista, lamentando a atual situação de destruição da carreira do Magistério Estadual, onde professores do Nível Médio ao Doutorado recebem os mesmos valores como vencimento.

“Isso não pode ser aceito. Trata-se de uma total falência do incentivo à formação daqueles que garantem a formação do povo. O governo precisa resolver esse problema negociando com a categoria”, clamou o parlamentar.


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação