FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 13 de fevereiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 13/02/2026
Pub.: 13 de fevereiro de 2026

Eduardo Amorim: "aprovar a CPI da Iguá é uma forma da Alese se redimir parcialmente dos danos causados aos sergipanos”

Eduardo Amorim: “aprovar a CPI da Iguá é uma forma da Alese se redimir parcialmente dos danos causados aos sergipanos” - Foto: Pácido Noberto

Dois anos após a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), ter aprovado por maioria dos votos o Projeto de Lei 31/2023, que instituiu a Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (MAES), alterando a Lei Complementar 176/2009, o mesmo parlamento estadual se depara agora com encaminhamentos que podem resultar na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A proposta em discussão visa fiscalizar as irregularidades no serviço de abastecimento de água em Sergipe e em relação ao contrato de concessão dos serviços à Iguá Saneamento. Para a instalação da CPI, são necessárias oito assinaturas dos parlamentares.

Mesmo diante de sucessivas reclamações por parte dos sergipanos ao longo dos últimos dez meses - período em que a Iguá passou a atuar, o processo demanda de mais quatro assinaturas, sendo que todos os deputados que foram o grupo de oposição ao governador Fábio Mitidieri já assinaram o requerimento. Para o pré-candidato ao Senado Federal, Eduardo Amorim (Republicanos), todos os 19 deputados estaduais que votaram favorável pela concessão de 35 anos, têm, agora, a oportunidade de reparar uma parte dos danos causados diariamente a mais de dois milhões de sergipanos. Dos 75 municípios, apenas a cidade de Capela, região Leste do estado, não é atendido pela empresa.

“Ao todo são 24 deputados, sendo que no dia 23 de dezembro de 2024, apenas cinco ouviram os apelos dos servidores da Deso e da população, e decidiram não manchar sua atuação parlamentar com essa que pode sim se tornar uma privatização. Quem garante que depois de 35 anos a Deso realmente não será privatizada? O que tem me deixado triste é que, mesmo com toda a demonstração de revolta com o serviço prestado pela Iguá, frise-se, muitos sergipanos sentindo saudade da Deso, apenas Georgeo Passos, Marcos Oliveira, Luizão Donatumpi e a deputada Linda Brasil demonstraram à favor da CPI", lamentou.

Como se não bastasse as sucessivas interrupções do fornecimento desde o dia 1º de maio do ano passado quando a Iguá assumiu oficialmente a operação em Sergipe, nesta sexta-feira, 13, primeiro dia de carnaval, a empresa tem pedido que a população contribua com o uso responsável da água. O pedido acontece justamente quando - nesta primeira quinzena de fevereiro -, moradores de diversas áreas de Aracaju, sobretudo na Zona Norte, nos bairros Lamarão, Santos Dumont, Dom Luciano e Bugio, relatam falta de água prolongada, com interrupções superando uma semana. Eduardo Amorim prevê desabastecimento neste carnaval.

"Alguém tem dúvidas que nesse carnaval teremos alguns locais com problema no abastecimento? Estamos prestes a completar um ano de desordem no serviço realizado pela Iguá e com os boletos cada vez mais caros. A instauração da CPI é fundamental para que o conjunto de problemas seja apurado com rigorosidade. Da mesma forma que sempre fui contra a venda da Deso, faço aqui um apelo aos deputados: aprovem essa CPI, não deixem prevalecer a imagem de 'bancada do amém'. Pelo povo sergipano que sofre com a Iguá, deem encaminhamento à CPI", defendeu.


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação