Luciano Pimentel faz convite para evento que debaterá futuro da indústria de óleo e gás
Atento ao cenário da indústria de óleo e gás no Brasil, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quarta-feira, 11, para destacar a importância do Workshop de Descomissionamento Sergipe: A Nova Fronteira de Oportunidades e convidar os parlamentares e toda a sociedade para o evento, que acontecerá no dia 25, no Hotel Vidam, em Aracaju.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese) e a FGV Energia, instituição reconhecida nacionalmente pela produção de estudos técnicos e estratégicos no setor energético.
“É muito importante que nós, parlamentares, bem como as entidades de classe, profissionais das áreas jurídica e ambiental, a comunidade acadêmica e todos os interessados nessa temática possam participar desse workshop, no qual será apresentado um estudo inédito sobre o potencial de Sergipe para atrair investimentos e desenvolver negócios voltados ao descomissionamento de plataformas de petróleo e gás. Recebi esse convite do diretor da FGV Energia e quero estendê-lo a todos”, considerou Pimentel.
O deputado ressaltou a atuação do Governo de Sergipe na construção de uma agenda positiva, com foco no fortalecimento da economia sergipana e na ampliação da presença do estado nas discussões do setor de óleo e gás. “Parabenizo o governador Fábio Mitidieri que, por meio das ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem à frente o secretário Valmor Barbosa, viabilizou a realização desse workshop, que certamente trará diretrizes para o desenvolvimento do Estado nessas áreas”, concluiu Luciano.
Em 2025, o Brasil contabilizava 197 instalações offshore, das quais 72 já estavam desativadas. Nesse contexto, o descomissionamento deixou de ser apenas uma possibilidade futura e se tornou uma realidade econômica inevitável. Somente na Bacia de Sergipe-Alagoas, 26 plataformas deverão ser descomissionadas nos próximos anos. A Petrobras prevê investir mais de R$ 7,4 bilhões no descomissionamento de ativos em Sergipe até 2029, o que abre uma promissora fronteira de negócios bilionários para o estado.