Eduardo Amorim comemora inauguração do Hospital do Câncer, mas lamenta os 15 anos de atraso
O médico anestesiologista do SUS e pré-candidato ao Senado em 2026, Dr. Eduardo Amorim, tem comemorado a inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe (HCS), que será realizada nesta quarta-feira, 10, após uma década e meia de luta para que os pacientes oncológicos sergipanos pudessem ter direito a um tratamento digno. Para coletar as assinaturas, uma caravana foi realizada com destino aos 75 municípios, onde múltiplas abordagens foram realizadas em feiras livres e mercados, em unidades de saúde, órgãos públicos, além do trabalho de porta em porta nas ruas e avenidas com maior fluxo de pedestres.
“Depois de 15 anos de lutas, cobranças, conversas, frustrações e angústias, finalmente o Estado de Sergipe vai inaugurar o Hospital do Câncer. Uma unidade hospitalar que vai melhorar a assistência ofertada aos pacientes oncológicos em nosso estado. No ano de 2010, enquanto senador da República, iniciamos um abaixo-assinado, mobilizamos a bancada sergipana e utilizamos a tribuna do Senado Federal para que esta iniciativa se tornasse realidade, apesar da demora”, recordou Eduardo Amorim.
No decorrer da respectiva atuação profissional, ou na gestão pública - enquanto secretário de Saúde no governo de João Alves Filho, deputado federal ou senador, Eduardo Amorim apresenta um legado de busca incansável pela melhoraria da saúde em Sergipe. Mesmo com 15 anos de atraso, Dr. Eduardo Amorim comemora a inauguração do Hospital do Câncer em Sergipe, mas tem enfatizado a necessidade de construção de novas unidades de saúde, com destaque para o Centro de Diagnóstico por Imagem, um Hospital de Clínicas, além de uma unidade hospitalar dedicada aos servidores públicos.
Nesta terça-feira o médico anestesiologista apresentou uma retrospectiva do trabalho desenvolvido em prol do Hospital do Câncer. “No ano de 2011, visitamos os veículos de imprensa com o objetivo de expandir essa corrente do bem. Logo em seguida, conquistamos a participação social de entidades sindicais, a exemplo dos enfermeiros e médicos, e mobilizamos a bancada de Sergipe em Brasília para que emendas fossem destinadas. No meu mandato de senador, foram mais de R$ 200 milhões, sendo que uma parte representativa retornou aos cofres da União por incompetência ou falta de interesse dos ex-governantes. Estamos falando de 15 anos desde o início dessa nossa caminhada”, frisou.
Veja também
Clube da Feira: uma confraternização semanal de Eduardo Amorim com amigos e familiares
Quem acompanha as redes sociais do pré-candidato ao Senado, Dr. Eduardo Amorim, já percebeu que aos sábados é comum ver fotos de amigos reunidos para um café da manhã. Intitulado: ‘Clube da Feira’, os encontros começaram no início do primeiro semestre de 2023, no Mercado Municipal Vereador Milton Santos, conjunto Augusto Franco, e, desde então, foram realizados em mais de 30 estabelecimentos diferentes, seja na capital ou no interior. Sem cerimônia ou qualquer formalidade, o objetivo do clube é proporcionar um momento de lazer regado à gastronomia popular nordestina.
“Estar na feira livre e tomar um café com os amigos é mais que um momento de confraternização, eu recordo o passado e destravo as memórias afetivas de quando meus pais trabalhavam como feirantes. Isso sem falar da gastronomia, que é uma atração à parte. São mais de dois anos sagrados: todo final de semana nos reunimos para manter forte o Clube da Feira. Posso garantir que desses encontros já saíram muitas ideias apresentadas pelos próprios vendedores e pelo público em geral”, declarou. Durante os encontros, Eduardo Amorim aproveita para realizar as compras semanais, conversar com feirantes, apreciar as iguarias e fortalecer a cultura que constrói a essência sergipana.
“Minhas compras de sábado costumam ser mais demoradas porque, além de conversar com os feirantes — com quem criei um laço de amizade —, a gente fica debatendo políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. Este ano fui abordado por alguns vendedores sobre a importância de ter sinal de Wi-Fi para facilitar o uso das maquininhas e ampliar as vendas; conversamos com alguns amigos e o sinal já está disponível há uns dois meses, começando aqui pelo Augusto Franco. No Clube da Feira, o nosso espírito nordestino pulsa forte”, completou Eduardo.
Diante da aproximação do período eleitoral, o médico do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhece que o local é propício para debater múltiplos assuntos, mas o cenário político eleitoreiro é abordado de forma moderada. “Sei que estou cercado de pessoas que acreditam no nosso projeto — que por si só já é vencedor, por reunir amigos que têm boas ideias e contribuem para que possamos apresentar a todos os sergipanos uma opção que possa atender às demandas do nosso povo. Foi através destes diálogos que desenvolvemos um mandato assertivo e fomos escolhidos o melhor senador do Brasil. Existem conversas sobre cenários e perspectivas, mas passa longe de ser o assunto mais discutido. A essência do clube da feira é compartilhar vivências do dia a dia, curiosidades e relembrar fatos que marcaram nossa vida”, destacou.
Da fonte ao festival: Eduardo Amorim destaca a múltipla representação do caranguejo na cultura gastronômica do sergipano
Acontece até a noite de hoje (07/12) na Orla de Atalaia, mais uma edição do Festival do Caranguejo. Principal iguaria do aracajuano, ele transcende a mesa e se estabelece como um dos símbolos da identidade sergipana. Para Eduardo Amorim, o caranguejo está presente na memória afetiva de 2,3 milhões de sergipanos, e dos turistas que visitam o estado. Recentemente o caranguejo-uçá (Ucides cordatus) foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, um reconhecimento de seu valor histórico e social. A atividade da cata de caranguejo não é apenas um elo com a subsistência de comunidades ribeirinhas, mas também um motor para o turismo e a culinária, atraindo visitantes de todo o Brasil para degustar o prato que é um dos mais conhecidos da capital.
A famosa Passarela do Caranguejo é um dos principais pontos turísticos, confirmando a relevância do crustáceo para o roteiro turístico local. Eduardo Amorim ressalta a importância deste alimento para a economia e a tradição local, destacando sua onipresença na cena gastronômica. “Confesso que não gostava, até conhecer minha esposa que sempre foi apaixonada por caranguejo e eu acabei sendo muito bem influenciado. Hoje em dia eu vou no mercado comprar e aproveito para conhecer histórias das vendedoras que, por exemplo, há mais de 50 anos têm o caranguejo como sustento familiar. A gente fortalece nossas tradições, a cultura e ainda fomenta a economia”, afirmou Dr. Eduardo.
Para muitos sergipanos o processo de retirada da carne no crustáceo é uma terapia, onde o uso do martelinho e da tábua se torna um momento de confraternização entre amigos e familiares. A realização do Festival do Caranguejo pela Prefeitura de Aracaju neste final de semana é vista como iniciativa essencial a fim de valorizar e divulgar o atrativo alimentício, capaz de surpreender o público com receitas inovadoras. “Mais do que merecido a Prefeitura de Aracaju realizar um festival exclusivo para o crustáceo mais consumido em nosso estado. Milhares de famílias estão prestigiando o evento e se deparando com receitas não tão comuns, a exemplo de hambúrguer, pizza, comida japonesa e risoto tendo o caranguejo como protagonista”, destacou.
Neste último dia de festival, estima-se que mais de cinco mil pessoas compareçam, apreciem os pratos, as atrações musicais e artísticas. “Quem ainda não prestigiou o Festival, não perca tempo! Reúna os amigos e familiares e valorizem nossa gastronomia que é tão rica no sabor e tão presente na história e na identidade do sergipano. O espaço foi muito bem organizado, com total segurança e uma imensidão de opções. Confesso que já estou na expectativa para reviver a e experiência que é participar do Festival do Caranguejo”, completou Eduardo Amorim.