PT poderá propor "terceira via” caso Edvaldo aceite disputar o governo
Se aceitasse o desafio, Edvaldo contemplaria tudo aquilo que o PT deseja para 2026 :: Por Habacuque Villacorte

Apesar de o governador Fábio Mitidieri (PSD) já ter declarado seu apoio à reeleição do presidente Lula (PT), no próximo ano, a militância do Partido dos Trabalhadores no Estado não demonstra tanto interesse em ser recíproca com a reeleição do chefe do Executivo sergipano. Algumas tendências da legenda, que estão associadas a entidades sindicais e movimentos sociais, fazem críticas públicas ao governo e não escondem a insatisfação com a gestão estadual.
Fábio Mitidieri já tem sua chapa majoritária para o próximo ano praticamente definida, com Jeferson Andrade (PSD) na vice, André Moura (União) para o Senado e, muito provavelmente, Alessandro Vieira (MDB) também como pré-candidato a senador disputando a reeleição. Em síntese, a menos que haja uma mudança no cenário político atual, não há espaço para o governo “abraçar”, pelo menos oficialmente, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o senador Rogério Carvalho (PT).
O primeiro ratifica que é pré-candidato ao Senado, mas encontra dificuldades para construir alianças dentro da própria base aliada do governador, muito embora ainda esteja se valendo do “recall” de ter sido prefeito de Aracaju até o final do ano passado e, pelos serviços prestados à cidade, ainda tem um eleitorado fiel na capital que lhe daria o voto de confiança e lhe manteria competitivo na disputa. Sem “espaço” com Fábio, Edvaldo poderia ser o pré-candidato a governador pela oposição.
Neste caso, o ex-prefeito se aceitasse o desafio contemplaria tudo aquilo que o Partido dos Trabalhadores deseja para 2026: a reeleição de Rogério Carvalho e a montagem de uma chapa proporcional e competitiva para deputado federal e deputado estadual. A Executiva nacional do PT até pode propor um alinhamento político com o PDT em Sergipe. Trata-se do “fato novo” que a política local precisa para mudar o atual cenário político do Estado.
Rogério Carvalho sairia, tranquilamente, como pré-candidato a senador, porque aí ele passaria a ter Edvaldo Nogueira disputando o governo contra Fábio Mitidieri. Ainda passaria pelo projeto do PT nacional a possibilidade de contemplar, de alguma forma, a ex-vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), que poderia compor esta chapa como pré-candidata a vice-governadora, com o ministro Márcio Macedo se unindo a João Daniel e ambos disputando uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026.
Muita gente dirá que não passam de “conjecturas”, mas todas as legendas fazem movimentos políticos, diariamente, em busca de uma melhor composição. O “jogo” está nas mãos do ex-prefeito Edvaldo Nogueira que precisa sinalizar para o PT nacional que aceita o desafio de disputar o governo, com Eliane na vice e Rogério no Senado. O “velho marketing” já está por lá...a pergunta que não quer calar: terá coragem de romper com Fábio Mitidieri e perder todos os cargos indicados na gestão estadual?
Confira coluna completa em Habacuque Villacorte