”Com R$ 70 milhões disponíveis, cadê a valorização dos professores?”, cobra deputada Linda Brasil
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 14, para destacar a marcha realizada ontem (13) pelos professores até o Palácio de Despachos, para cobrar do governador o cumprimento de propostas anunciadas para o atendimento às reivindicações da categoria. Os professores buscam a retomada do triênio de forma digna e sem rebaixamento.
A parlamentar denunciou a falta de diálogo e a incoerência por parte do Governo de Sergipe. “O próprio governador já havia garantido que tinha enviado uma proposta para atualização do triênio e também para o atendimento a outras reivindicações da categoria. No entanto, o superintendente da Secretaria de Estado da Educação barrou as propostas que foram alinhadas pelo próprio governador e pela Secretaria da Fazenda”, explicou.
A parlamentar questiona o impedimento expressado pelo superintendente da SEED, diante do anúncio público realizado pelo governador de que existem R$ 70 milhões à disposição, justamente para restaurar o triênio e promover a valorização dos professores. Linda lembra ainda que, a cada três anos de trabalho, o professor recebia um acréscimo remuneratório, mas esse direito foi congelado em 2022 pelo então governador Belivaldo Chagas. “O que os profissionais da educação estão reivindicando é um direito”, declarou a deputada.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) espera o envio do projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Sergipe, que assegure a retomada do direito ao triênio. “Esperamos que essa situação seja solucionada o mais rápido possível”, frisou Linda Brasil, reforçando o seu apoio à luta pela valorização do magistério.