Você ainda treina seus colaboradores da maneira antiga? :: Por Marco A. G. Oliveira

Marco A. G. Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
A sociedade muda cada vez mais rápido, a pouco tempo vivenciava o chamado mundo V.U.C.A, um acrônimo que significa, Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, mas, uma crise sanitária mudou para BANI, traduzindo, Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível, porém a aprendizagem, principalmente, para adultos ainda na grande maioria das escolas é utilizada a metodologia da pedagogia, ou seja, métodos voltados a vídeos, palestras, oralidade, lives, entre outras.
Porém, o mundo da aprendizagem e do trabalho passa por mudanças constantes em seus processos, a população também muda e os problemas são cada mais complexos, então, como fazer o adulto aprender de forma eficiente, eficaz e essencialmente, de forma efetiva?
Logo, para minimizar esse problema é necessário, além, de práticas e pesquisas, implementação de metodologia que atenda o profissional já inserido no mercado, portanto, a andragogia é a metodologia mais adequada.
Segundo Carvalho a palavra andragogia deriva do grego, foi introduzido esse termo porque significa como o adulto aprende praticando, a andragogia torna-se uma ciência e uma arte (KNOWLES, 1973, apud CARVALHO, 2010).
O adulto é uma pessoa com consciência formada e experiências vividas que as tornam críticos e como opiniões difíceis de serem mudadas, então, a metodologia que está intrínseca na andragogia é fundamental para a educação profissional e pessoal (PINTO, 2007 apud CARVALHO, 2010).
Portanto, deve-se criar uma dinâmica de aprendizagem que seja crítica e autocrítica para o debate, reflexão e memorização e, principalmente, atento aos pontos fortes, fracos dos aprendizes, a diversidade, culturas diferentes e experiências diferentes. A utilização de recursos que sejam acessíveis como: o seu relógio, o jogo de tabuleiro, sinucas, filmes e relatos históricos, poesias, músicas, vivências que retratem sobre os desafios do dia a dia, pode-se também fazer o uso das Metodologias Ativas como: sala de aula invertida, atividade baseadas em projeto, em atividades baseados em problemas, promoção de seminários e discussões, gamificação, entre outros.
O uso das novas tecnologias também é fundamental visto que, o ensino/aprendizagem acontece de forma colaborativa e essa interação é feita em todos os espaços e tempos, logo, existe uma reciprocidade entre o mundo físico e o digital (MORÁN, 2015).
A tecnologia tem diversas vertentes, sendo que o giz, quadro, pincel, entre outros são as mais utilizadas, faz-se necessário para atender a andragogia utilizar a metodologia da tecnologia educacional, portanto, ela é uma forma metódica entre o ensinar e o aprender que utiliza um arcabouço de técnicas, métodos e processos digitais e outras ferramentas de auxílio para dar sentido a aprendizagem (RAMOS, 2012).
Então, a andragogia é uma metodologia que deve estar presente no ensino/aprendizagem de adultos para o sua melhor formação por utilizar de diversos meios para atingir o objetivo, visto que, o adulto já traz uma vivência, a educação profissional principalmente tem que ser pautada na andragogia.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Jair Antonio. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Disponível em: https://periodicos.uff.br/. Acesso em 05/02/2022.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/. Acesso em 05/02/2022.
RAMOS. Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2. Acesso em 05/02/2022.
*Consultor nas áreas de vendas, marketing e logística; Instrutor; Palestrante; Empreendedor