Aracaju (SE), 19 de agosto de 2022
POR: Asscom Grupo Tiradentes
Fonte: Asscom Grupo Tiradentes
Em: 03/08/2022 às 17h01
Pub.: 04 de agosto de 2022

Professores de escolas públicas podem concorrer às bolsas do Prouni


Participação é permitida para servidores do quadro permanente da educação básica, que ficam dispensados de comprovar renda.


Professores de escolas públicas podem concorrer às bolsas do Prouni - Foto: Asscom Grupo Tiradentes

Professores de escolas públicas podem concorrer às bolsas do Prouni - Foto: Asscom Grupo Tiradentes


Os professores das redes públicas de ensino também ganharam uma chance a mais para complementar a formação superior. Eles podem participar da seleção para as bolsas de estudo ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), em seu processo seletivo para o segundo semestre de 2022. As inscrições para o certame começaram dia 1º de agosto e seguem até esta quinta, 4. 


Segundo o edital, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), os professores podem concorrer apenas nos cursos de licenciatura e de Pedagogia destinados à formação do magistério da Educação Básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação. Para isso, o professor deve estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, além de pertencer ao quadro de pessoal permanente de instituição pública. 


Em caso de aprovação do ProUni, eles não precisarão comprovar renda. Nos casos de concomitância ou complementaridade de licenciatura e de bacharelado no mesmo curso, ele está dispensado da exigência de ser portador de diploma de curso superior, desde que esse diploma seja em áreas do conhecimento, especialidades e regiões estabelecidas como prioritárias em regulamento.


Em Sergipe, o ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior de todo o país. Entre elas, está a Universidade Tiradentes (Unit), com bolsas disponíveis nos cursos de Educação Física/Licenciatura (presencial) e de Pedagogia (EAD).


Inscrições
As inscrições podem ser feitas através da página do programa no Portal Acesso Único, do MEC. No momento da inscrição, o candidato será direcionado à página da plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços públicos do governo federal, e ali preencher o CPF e a senha. Caso ele não tenha acesso ao sistema, pode fazer o cadastro na mesma plataforma, preenchendo as informações solicitadas. Todo o procedimento é gratuito. 


Em seguida, o candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil e em ordem de preferência. Tais opções podem ser alteradas até o fim das inscrições, no dia 4, sendo que a última inscrição confirmada até lá será a válida.


Para saber mais, acesse: www.unit.br/prouni ou ligue gratuitamente para 0800-729-2100.


Com informações do MEC

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação