Educação bilíngue: IPAESE está com matrículas abertas para 2026
O Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. A instituição, única bilíngue para surdos no estado, oferece a educação básica, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
As matrículas para novos alunos interessados em ingressar na instituição acontecem até esta sexta-feira, 9. Para os alunos que já possuem vínculo com o IPAESE, as rematrículas acontecem nos dias 5 e 6 de janeiro para alunos do 1º ao 5º do fundamental e nos dias 7 e 8 de janeiro para alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Para realizar as matrículas, tanto para novos alunos quanto para os alunos que já estudavam na instituição, basta comparecer à sede do IPAESE, localizada na Rua Tenente Wendel Quaranta dos Santos, 1479 - Suíssa, em Aracaju. As aulas iniciam no dia 20 de janeiro.
O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos e oferece a educação básica de forma totalmente gratuita para pessoas surdas e filhos de pais surdos (CODA), promovendo a educação bilíngue no estado com o ensino em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Sobre o IPAESE
Fundado em dezembro de 2000, o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE) foi criado por um grupo de mães e pais de crianças surdas e se tornou a primeira escola especializada para surdos em Sergipe. Atualmente, é a única instituição bilíngue para surdos em Sergipe e a única do nordeste que oferece a educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio, contando agora com o pré-vestibular, alfabetização, reforço escolar, esportes e atendimento psicossocial para os surdos de Aracaju e todo Sergipe.
O atendimento psicossocial é voltado não só para surdos, mas também para os seus familiares, sendo referência em sua proposta. São mais de 380 pessoas assistidas. A instituição atua para promover a inclusão da comunidade surda no processo educativo e em seu pleno desenvolvimento, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho, na vida social, familiar e no exercício da cidadania.