Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 02/07/2022 às 09:01
Pub.: 04 de julho de 2022

Professor relata como é a carreira de pesquisador em Sergipe

Ranyere Lucena, doutor em Engenharia de Processos e docente da Unit - Foto: Asscom Unit

Ranyere Lucena, doutor em Engenharia de Processos e docente da Unit - Foto: Asscom Unit

O corpo docente da Universidade Tiradentes é composto por mestres e doutores altamente capacitados em suas respectivas áreas. Além de professores, muitos são pesquisadores no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), localizado no campus Unit Farolândia. É o caso do doutor em Engenharia de Processos, Ranyere Lucena, docente da instituição desde 2015, e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 na área de Engenharia Química do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mas, a história de dedicação à ciência começou 10 anos antes como voluntário de Iniciação Científica durante a graduação em Engenharia Ambiental. “Com dois anos de graduação eu tive a oportunidade de conhecer os laboratórios do ITP. Em uma das disciplinas, o professor trouxe a gente ao Instituto e a gente ficou maravilhado com o universo da Pesquisa. A partir daí, eu fiquei buscando oportunidade de como é que eu poderia ingressar, por exemplo, na Iniciação Científica para estar dentro desses laboratórios. Aí surgiu uma oportunidade, uma vaga de Iniciação Científica como voluntário, fui selecionado e fiquei até hoje”, relembra Lucena.

Já dentro deste mundo, Ranyere foi gostando cada vez mais e produzindo resultados, publicando artigos em revistas e apresentando em congressos. Com tudo isso, ele construiu um currículo que lhe deu a possibilidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ser convidado para passar três meses na Universidade de Aveiro, em Portugal. Enquanto graduando, ele participou de três projetos de Iniciação Científica, todos envolvendo a produção de Biodiesel, ou seja, buscando formas sustentáveis para o combustível.

“Eu comecei a produzir biocatalisador para poder produzir o biodiesel, ou seja, catalisar a reação para a produção de biodiesel. Depois, comecei a otimizar esse biocatalisador e depois eu comecei a produzir esse biocatalisador e purificá-lo. Então, se pudesse resumir todas as Iniciações Científicas que eu fiz, foram com esse central do biodiesel e tudo o que envolvia esses processos para otimizar a produção de biodiesel mais sustentável, um biodiesel verde”, explica o pesquisador. 

Ao sair da graduação, Ranyere já sabia que iria continuar atuando na Pesquisa Científica. “A passagem foi bastante fluida, na verdade. Eu finalizei a graduação e um mês depois já estava inscrito no mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos. O tema estava alinhado com o que eu tinha feito na Iniciação Científica, então a IC me deu uma maturidade fantástica do ponto de vista de escrita científica, acabou me abrindo todas essas oportunidades de participar de grupos de pesquisa e discussão científica. Isso fez com que eu tivesse um desempenho muito bom. Consegui produzir bons artigos, trabalhos e parcerias, e visitei outras instituições. Tanto que no final do meu mestrado, eu fui convidado para fazer já o doutorado antes de completar os dois anos”, conta.

Dedicação exclusiva
Durante todo esse tempo, Ranyere teve dedicação exclusiva, ou seja, foi contemplado com bolsa de estudos para ser estudante-pesquisador, alcançando um alto nível na área de Engenharia Química, como bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 (PQ-2) pela  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No mestrado, recebeu o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) na categoria Pesquisador Júnior, fruto do trabalho: emprego de aditivos na imobilização sol-gel de lipases. Posteriormente, no doutorado, foi novamente premiado, desta vez, na categoria Pesquisador Sênior, com uma estudo sobre extração e purificação de capsaicina em pimentas do gênero Capsicum. Como atividade de pós-doutorando, realizou pesquisas na área de tecnologias de separação de produtos bioativos, no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Trabalhadores dos shoppings de Aracaju reagem à cobrança de estacionamento e negociam suspensão da taxa

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação