Aracaju (SE), 28 de janeiro de 2026
POR: Shirley Vidal
Fonte: Asscom Unit
Em: 09/05/2022 às 13:20
Pub.: 09 de maio de 2022

90% dos médicos e internos em Medicina de Sergipe consideram-se ansiosos

Estudo analisa que saúde mental do grupo foi impactada negativamente pela pandemia de Covid-19.

Não é mais novidade que a pandemia de covid-19 impactou negativamente a saúde mental das pessoas. Um dos grupos afetados, foi o dos profissionais da saúde. Um estudo aponta que cerca de 90% dos médicos e internos em Medicina de Sergipe desenvolveram sintomas de ansiedade e mais de 50% relatam uso excessivo de álcool ou drogas ilícitas neste período.

Lis Campos Ferreira, professora de Medicina da Unit - Foto: Asscom Unit

Lis Campos Ferreira, professora de Medicina da Unit - Foto: Asscom Unit

A pesquisa é fruto do doutorado da professora de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Lis Campos Ferreira, que entrevistou 334 médicos formados desde 2018 e estudantes de internato das três escolas médicas do estado. “O nosso objetivo foi avaliar a saúde mental como um todo, incluindo diagnósticos psiquiátricos, uso de medicamentos e uso de drogas lícitas e ilícitas, tanto em internos de medicina quanto em médicos recém-formados, e tentar encontrar os fatores possivelmente associados”, explica.

Aproximadamente 40% dos entrevistados informaram diagnóstico de doença psiquiátrica anterior à pandemia, a exemplo da ansiedade e depressão, e 30% deles relataram o uso de psicofármacos, principalmente os que moram sozinhos. “Isso é um dado importante porque com a implantação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2010 no Brasil, o número de estudantes que cursam o ensino superior em universidades fora do seu estado natal, e consequentemente longe das suas famílias, aumentou. Enfrentar uma pandemia é sempre difícil, e longe dos seus pode ser ainda mais desafiador e causa de sofrimento mental”, afirma a professora.

Dos participantes que trabalharam diretamente no cuidado de pacientes com Covid-19, mais de 70% deles iniciaram ou aumentaram a dose de psicofármacos no período. Sobre hábitos e vícios, 54% relataram consumo de álcool e 5,4% uso de drogas ilícitas (maconha, LSD, ecstasy ou cocaína). Particularmente no grupo de médicos formados em 2020, o consumo de álcool aumentou de 50% no início da pandemia para 85% seis meses após. 

“Esse grupo específico enfrentou desafios sem precedentes. O final do internato foi modificado, com a suspensão de algumas atividades e migração repentina para aulas remotas. Houve também perda de rito de formatura, com cancelamento de solenidades devido a medidas de distanciamento social. “Além disso, com a antecipação da formatura foram expostos, com pouco preparo e experiência, a um mercado de alta exigência, como hospitais de campanha e pronto-socorro”, esclarece.

Segundo ela, os dados e discussões sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nos médicos fomentam a importância do cuidado com a saúde mental dos profissionais que lidam diariamente com o adoecimento de outras pessoas. “Precisamos aprender a reconhecer o sofrimento mental e oferecer o suporte necessário, assim teremos melhores médicos e, acima de tudo, pessoas genuinamente felizes”, conclui.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação