Pesquisa sobre pianista sergipana é indicada ao Prêmio Capes
Tese de doutorado reconstitui a história e a obra de Helena Lorenzo Fernandez, que divulgou a música erudita brasileira no exterior e consolidou o ensino de música no país.

Helena Lorenzo Fernandez em concerto em Roma (Foto: Arquivo)

Helena Lorenzo Fernandez em concerto em Roma (Foto: Arquivo)
Aprovada no fim do ano passado, a tese “No compasso, ligeiro, da pianista Helena Lorenzo Fernandez: entre práticas pedagógicas, concertos e diplomacia musical brasileira (1931-1985)”, foi produzida pelo professor-doutor Elias Souza dos Santos, egresso do PPED e integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste (GPHEN/Unit). A partir da autobiografia dela (“Caminhos por onde andei”) e de uma série de outros livros, depoimentos, entrevistas, discos, fotografias, documentos e jornais da época, ele reconstituiu a história de vida, a carreira e o legado deixado por Helena, uma filha de imigrantes sírios que chegaram a Aracaju no início do século XX.
Após os estudos na antiga Escola Normal, ela se formou em piano e participou, em 1932, da criação da Casa da Criança (antigo Jardim de Infância Augusto Maynard), além de criar um curso de Teoria e Piano. Elias destaca que a educadora “foi responsável pela formação de um número significativo de musicistas e professoras em Aracaju”. O trabalho ganhou nova dimensão em 1943, quando mudou-se para o Rio de Janeiro e estudou Canto Orfeônico, tendo o maestro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos maiores compositores eruditos do Brasil, como um de seus professores. “Naquele contexto, a disciplina já fazia parte do currículo das escolas brasileiras e era necessário que o professorado tivesse uma formação específica para ministrar a disciplina no contexto da escola”, explica o autor.
Na mesma época, Helena passou a conviver com o maestro Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948), outro renomado compositor da época, e se apresentou com ele em concertos de divulgação de suas obras. Oscar morreu repentinamente, horas depois de um dos concertos, e a pianista, que até então se chamava Helena Abud, adotou o sobrenome e atuou como professora em conservatórios de música e na Academia de Música Lorenzo Fernandez, criada e dirigida por ela durante 12 anos. Ao mesmo tempo, deu seguimento à carreira musical, atuando em missões culturais promovidas pelo governo para divulgar a música erudita brasileira no exterior.

Professor-doutor Elias Souza dos Santos, egresso do PPED e integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste (GPHEN/Unit) - Foto: Assessoria de Imprensa Unit
Helena também trabalhou como adida nas embaixadas brasileiras em Buenos Aires (Argentina), Madri (Espanha) e Paris (França). “Em todos os países nos quais laborou, ela empreendeu intercâmbios entre intérpretes brasileiros e estrangeiros, levou maestros brasileiros para ministrar cursos no exterior e formou uma rede de sociabilidade internacional composta por pessoas influentes e amantes das artes”, destacou Elias, ressaltando o papel dela na consolidação do ensino de música e da composição erudita em nosso país. “Todas essas experiências fizeram-na uma mulher conhecida e respeitada pelos seus pares e pelas autoridades brasileiras. A partir do itinerário de Helena, surgem mulheres e homens, educadoras e educadores, musicistas, concertistas, maestros, maestrinas, compositores e musicistas diplomatas”, salienta o professor.
A tese já tem propostas para publicação de um livro e realização de um documentário, além da indicação para o Prêmio Capes. O resultado deve ser divulgado em dezembro deste ano. A importância do objeto e do ineditismo da pesquisa foram ressaltadas pela banca examinadora na indicação da pesquisa. “Eu sabia que o objeto era maravilhoso e me dediquei ao máximo na leitura, nas análises e nas buscas por fontes que pudessem me ajudar a entender a trajetória dessa educadora. Eu estou tranquilo. Mesmo que não seja premiado, sei que a minha tese está entre as melhores do Brasil”, garante Elias, sem esconder a surpresa e a felicidade com a indicação de sua tese.