Aracaju (SE), 01 de maio de 2025
POR: Marília Souza
Fonte: Assessoria de imprensa e comunicação
Em: 20/02/2025 às 09:03
Pub.: 20 de fevereiro de 2025

Filme sergipano sobre adoção e o apego emocional estreia no Festival Sercine

Conflito sobre apego e o direito à adoção montam o enredo do curta-metragem “Amparo”

Filme sergipano sobre adoção e o apego emocional estreia no Festival Sercine - Foto: Assessoria de imprensa e comunicação

No próximo dia 21 de fevereiro, às 19h, no Cinema Vitória, o curta-metragem “Amparo” estreia nas telas sergipanas na 11ª edição do Festival Sercine, realizado pela Rolimã Filmes. O roteiro do filme é de Diogo Velasco, professor Doutor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no curso de Cinema e Audiovisual. Em 2017, o roteiro recebeu menção honrosa no Prêmio Marcelo Deda, realizado pelo Núcleo de Produção Digital de Sergipe.

A direção do curta é de Lilian Sara, como conclusão do  curso de Cinema e Audiovisual na UFS durante o ano de 2019. Com o período pandêmico da COVID-19, o curta acabou sofrendo empecilhos para sua finalização, mas com os recursos da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, Prefeitura Municipal de Aracaju, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo, foi finalizado em 2025.

Trazendo um tema tão importante socialmente como a adoção, o curta conta com um enredo que nos faz refletir sobre os sentimentos humanos e os seus direitos. Geocleciane, interpretada pela atriz Diane Veloso, trabalha no lar Amparo e desenvolve um apego emocional pelas crianças, isso desencadeia uma série de ações na tentativa de dificultar a adoção dessas crianças, em especial a adoção de Laurinha. O dilema da cuidadora desperta no público uma reflexão sobre o direito à adoção e sobre a necessidade do bem estar psicológico dos trabalhadores e trabalhadoras de abrigos.

“Essa representação do afeto que a personagem Geo cria pelas crianças do Lar Amparo no curta, é uma forma de mostrar o lado das cuidadoras e de como elas desenvolvem esse apego e esse afeto pelas crianças. Já tendo perdido a mãe, de quem ela cuidava antes de prestar serviço no lar para crianças, Geo desenvolve esse medo da perda e a cada criança que apresenta a possibilidade de ser adotada, fica em estado de alerta e sofre com isso”, relata o roteirista do curta Diogo Velasco.

O enredo parte também para uma reflexão do que é moral e aceitável socialmente dentro dessa situação. “Seria muito interessante tentar entender que a questão da adoção é um direito de todos, que a ideia é que essas crianças sejam cada vez mais adotadas por lares e famílias que tragam segurança e afeto para elas, mas mostrar também que o afeto e o apego podem se desenvolver de outras formas, inclusive por quem participa da rotina dessas crianças nos lares e abrigos”, complementa Diogo.

O curta-metragem “Amparo” tem a duração de 20 minutos e terá sua primeira exibição no 11º Festival Sercine, dia 21 de fevereiro, às 19h, no Cine Vitória, localizado na Rua do Turista, Centro de Aracaju. 


Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

A decisão do STF sobre concursos internos apresenta diversas vantagens e desafios. Aqui estão os principais pontos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação