Aracaju (SE), 11 de dezembro de 2025
POR: Díjna Torres
Fonte: Assessoria
Em: 10/12/2025 às 11:07
Pub.: 10 de dezembro de 2025

Segunda sessão do Cine de Areias encerrará a programação do Festival Maré Viva

Segunda sessão do Cine de Areias encerrará a programação do Festival Maré Viva - Foto: Assessoria

A próxima sessão do Cine de Areias acontece neste domingo, 14 de dezembro, às 19h, e encerra a programação da primeira edição do Festival Maré Viva, evento gratuito que acontece entre os dias 12 e 14 deste mês, na praça do povoado Areia Branca, na Zona na Expansão, em Aracaju.

Com o intuito de celebrar a força das águas, a vida dos rios Vaza-Barris e Santa Maria e a potência das comunidades ribeirinhas, o festival contará diferentes artes, diálogos, música, feira criativa e encontros que reforçam o compromisso coletivo com a consciência ambiental e a valorização dos territórios. 

Para a coordenadora do projeto, Danielle de Noronha, participar do Festival Maré Viva é uma oportunidade de dialogar com diferentes manifestações artísticas, celebrar o nosso território e ampliar a consciência sobre a preservação do meio ambiente e da manutenção dos estilos de vida e de trabalho das comunidades costeiras. 

Para ela, “o evento também é importante para chamar atenção às diversas ameaças que os rios, os manguezais e as comunidades tradicionais ribeirinhas estão expostas, que incluem a especulação imobiliária, a poluição dos rios e a carcinicultura”.

Em diálogo com essa proposta, esta edição do Cine de Areais exibirá quatro curtas-metragens documentais que abordam a importância da maré, do mangue e do trabalho de marisqueiras e pescadores. Todos os filmes têm classificação livre.

Conheça a programação da segunda sessão do Cine de Areias:

  • “Maré Grande” - Direção: Renata Freitas Machado (2024, BA)
  • “Mulheres de Mangue” - Direção: Danielle de Noronha e Movimentos das Marisqueiras de Sergipe (2025, SE) 
  • “Raízes do Mangue” - Direção: Charlotte Cruz (2024, CE) 
  • “Mangues, Mundus” - Direção: Cícero Pedrosa Neto e San Marcelo (2022, PA) 

O Cine de Areias é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Fundação Cultural Cidade de Aracaju, Prefeitura Municipal de Aracaju, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do curso de Cinema e Audiovisual da UFS.

Serviço

  • Cine de Areias - Sessão de encerramento do Festival Maré Viva
  • 14 de dezembro, domingo, às 19h
  • Praça de Areia Branca (Praça Doutor Sávio, Rodovia Chico Mendes, Areia Branca, s.n.).
  • Evento gratuito

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação