Livro sobre o combate ao trabalho infantil é lançado no MPT-SE
Membros, servidores, amigos e familiares prestigiaram o evento
O auditório do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) ficou repleto de membros, servidores, amigos e familiares que participaram, nesta quarta-feira (3), do lançamento do livro “Combate à Exploração do trabalho infantil no Estado Brasileiro: Uma análise da atuação do Ministério Público do Trabalho”. A obra, de autoria do servidor do MPT-SE, Brenno Menezes, apresenta um panorama nacional do trabalho infantil, com foco na atuação do Ministério Público do Trabalho.
“Eu me sinto muito feliz com esse momento, muito grato também pela iniciativa da chefia da instituição, em ter me convidado para realizar o lançamento do meu livro. Combater o trabalho infantil é uma missão de toda a sociedade e espero que a obra contribua para a reflexão sobre o tema”, disse o servidor.
O procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, afirma que o trabalho infantil é uma mazela presente em todas as esferas da nossa sociedade e que é fundamental romper ideias que normalizam essa prática. “Muitas vezes, a população relativiza o trabalho infantil, compra bala de uma criança para “ajudar” e, na verdade, existe um contexto social, de vulnerabilidade, que prejudica diretamente o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Nós combatemos a exploração, para que o trabalho precoce não usurpe a infância e para que os adolescentes e jovens só ingressem no mercado de trabalho quando tiverem condições físicas e mentais para isso”, pontuou Amazonas.
O procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Alexandre Alvarenga, destacou que a obra contribui para a disseminação de conhecimento sobre o tema, ao alertar sobre o papel da sociedade na proteção integral à infância e adolescência. “É uma pesquisa que gerou um trabalho muito bem feito e que se transformou em um livro. O trabalho infantil é um dos eixos de atuação do MPT e enfrenta, ainda hoje, uma resistência cultural forte. Nós vemos avanços, principalmente na área de aprendizagem, mas ainda há muitos desafios pela frente”, afirmou.
Durante o evento de lançamento, o servidor Brenno Menezes falou sobre o processo de pesquisa, em sua dissertação de Mestrado em Direitos Humanos, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que resultou no livro. Em seguida, o público participou de uma sessão de autógrafos com o autor.