Deputados e servidores da ALESE participam da 28ª Conferência Nacional da UNALE
A 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) iniciou, nesta quarta-feira (3), a etapa de eventos simultâneos, conforme a programação oficial, reunindo representantes de cerca de 20 entidades ligadas ao fortalecimento e à modernização dos parlamentos estaduais.
Realizada em Bento Gonçalves (RS), a conferência reúne parlamentares, especialistas e servidores para debater temas estruturantes do Legislativo, com foco no eixo “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”. A edição de 2025 ocorre em um contexto simbólico para o Rio Grande do Sul, estado que enfrentou recentes crises climáticas, o que intensifica a urgência das discussões sobre sustentabilidade, inovação tecnológica e governança pública.
Segundo a UNALE, os eventos simultâneos contam com a participação de mais de 20 instituições que atuam diretamente no aperfeiçoamento das Assembleias Legislativas : escolas parlamentares, entidades de comunicação, associações de servidores e setores técnicos essenciais ao funcionamento dos Parlamentos. Essas atividades antecedem a abertura oficial do evento, marcada para as 19h.
A Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) participa da conferência com a presença de seus deputados estaduais, que acompanham os debates nacionais sobre tecnologia, emergências climáticas, comunicação legislativa e aprimoramento da atividade parlamentar. Em razão da participação da bancada sergipana no encontro, não haverá sessão plenária na Casa durante o período da conferência.
O presidente da ALESE, Jeferson Andrade, destacou que apoia e considera fundamental a reunião de parlamentares de todo o país para discutir o tema central da conferência, especialmente diante dos desafios que os estados enfrentam frente às novas tecnologias e às emergências ambientais.
“A Conferência da UNALE é um espaço essencial de cooperação institucional. Aqui discutimos temas que atravessam o país, como tecnologia, governança, emergências climáticas e o fortalecimento dos Legislativos. A presença da ALESE neste diálogo nos permite trazer para Sergipe soluções, inovações e boas práticas que qualifiquem ainda mais o nosso trabalho e ampliem a capacidade do Parlamento de responder às demandas da sociedade”, afirmou o presidente.
Entre os representantes de Sergipe presentes nos eventos simultâneos, está a servidora Andrea Azevedo, chefe da Assessoria Técnica da Secretaria-Geral da Mesa, que integrou a mesa temática sobre Consultoria Legislativa. Ela destacou a importância da troca de experiências entre as Casas Legislativas.
“Participei como representante da ALESE na mesa sobre Consultoria Legislativa. Cada Assembleia apresentou sua forma de atuação e suas particularidades. Foi um momento muito rico, porque conseguimos comparar modelos, identificar desafios comuns e avançar na proposta de criar um grupo permanente de troca de experiências. Isso é muito valioso para o fortalecimento técnico das Casas Legislativas”, afirmou.
Reconhecida como o maior encontro parlamentar da América Latina, a Conferência Nacional da UNALE promove intercâmbio de experiências, difusão de boas práticas e cooperação entre os estados. A edição deste ano busca alinhar os Legislativos às transformações digitais e às necessidades urgentes de resposta às mudanças climáticas.