Prefeitura de Lagarto fortalece Programa Horta nas Escolas com atividade prática na Escola Municipal Luíza Pereira
Ação integra parceria entre Semed e Semagri e reforça educação ambiental, alimentação saudável e aprendizagem prática na rede municipal
A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri), realizou nesta quinta-feira, 27, mais uma atividade do Programa Horta nas Escolas, com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Luíza Pereira. A ação dá continuidade a uma série de vivências iniciadas durante o ano letivo, reforçando o compromisso da gestão com práticas pedagógicas inovadoras e alimentação saudável.
A aula aconteceu na área externa da escola, onde os estudantes vêm acompanhando todas as etapas de construção da horta, limpeza do terreno, adubação, preparo dos canteiros, plantio, manejo e agora a identificação das espécies. Além da fixação das placas com nomes das plantas, os alunos participaram de dinâmicas educativas sobre cultivo, cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade.
O secretário municipal da Agricultura, Luciano Alves, reforçou que o projeto ajuda a aproximar as crianças do campo e do processo produtivo. “Aprender a plantar e colher é algo que a criança leva para a vida inteira. Hoje vemos muitos jovens se afastando do campo, e essa iniciativa tenta despertar desde cedo o gosto pelo cultivo, pela agricultura e pelo trabalho coletivo. Aqui eles aprendem como nasce a comida que chega à mesa, aprendem cooperativismo, empreendedorismo e acompanham todas as etapas do plantio até a colheita. Isso fortalece a sucessão rural e constrói uma consciência muito importante para o futuro deles.”.
A secretária municipal da Educação, Taysa Mércia, destacou que a horta amplia o aprendizado e fortalece a alimentação escolar, inclusive dentro do Programa Bom Dia Feliz. “A escola precisa diminuir seus muros e transformar novos espaços em ambientes de aprendizagem. A horta traz consciência ambiental, cuidado com o alimento e valorização da produção orgânica. Isso impacta diretamente o desempenho escolar, porque alimentação saudável melhora a aprendizagem. Hoje, várias escolas já utilizam parte da produção da horta no Bom Dia Feliz. Aqui se cria uma cadeia de produção, consumo e educação que transforma o modo como as crianças percebem a comida e o planeta.”.
Vivência prática e cooperação
Responsável pelas aulas e acompanhamento técnico, o diretor da Chaski Agroecologia, Chaski Aguilar, destacou o valor da experiência prática para as crianças. “Lagarto é um município agrícola, e esse projeto valoriza essa identidade. Quando a criança sai da sala de aula, coloca a mão na terra, sente o cheiro da planta e entende como o alimento nasce, isso muda a relação dela com a comida e com o meio ambiente. Muitas já trazem saberes de casa e ensinam aos colegas, outras descobrem aqui o prazer de plantar. Plantamos mais de 20 espécies juntas, e isso ensina cooperação. É a mesma lógica da vida em sociedade, ninguém cresce sozinho. É um trabalho que fortalece a agricultura do município e ajuda na sucessão familiar das tradições rurais.”.
A diretora da escola, professora Josefa Rodrigues Mendes (Dedé), relatou como a horta transformou o cotidiano da unidade e o entusiasmo dos estudantes. ”Para mim, como gestora, é muito gratificante, muitos dos nossos alunos não têm esse contato com a terra em casa, estão muito ligados ao celular, e aqui tudo virou uma descoberta. Quando digo aos alunos que foi a comida que eles plantaram, os olhos brilham, isso é o mais especial. Muitas crianças nunca tinham visto um pé de abacaxi, um girassol ou certas espécies cultivadas aqui. É um aprendizado que transforma, e nossa intenção é ampliar ainda mais a horta para outros espaços da escola.”.
A merendeira Raquel Silva também comentou sobre a alegria dos alunos ao consumirem o que produziram. “É muito gratificante para nós. Eles colhem, trazem para a cozinha e ficam empolgados. Quando comem algo da horta, ficam encantados. Eles dizem: ‘tia, foi a gente que plantou!’ É muito gratificante ouvir as crianças dizendo que a comidinha está gostosa”.
Maria Cecília Souza, 11 anos, falou sobre a experiência de cultivar novas espécies. “Aprendi a plantar macaxeira e melancia. Antes era tudo cheio de mato, e agora ficou cheio de planta e muito bonito,” relatou. Animada, acrescentou que pretende levar o aprendizado para casa. “Vou contar tudo à minha mãe. Gostei muito de aprender essas histórias e os cuidados que ele ensinou pra gente.”.
Com iniciativas como esta, a Prefeitura de Lagarto reforça seu compromisso com uma educação mais inovadora, sustentável e conectada ao território, promovendo aprendizagem prática, alimentação saudável e fortalecendo o vínculo das crianças com a agricultura e o meio ambiente. A gestão municipal seguirá ampliando ações intersetoriais que garantem qualidade de vida, formação cidadã e desenvolvimento integral para os estudantes da rede pública.
Selo Unicef
O município de Lagarto integra a edição 2025–2028 do Selo Unicef, comprometendo-se com metas concretas e estratégicas que envolvem ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente e cultura.
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além das ações voltadas às crianças e aos adolescentes, vinculadas ao Planejamento Estratégico da gestão municipal, a exemplo do Programa Bom Dia Feliz, Lagarto também desenvolverá uma série de atividades com foco na conclusão do ciclo 2025–2028 do Selo Unicef.