FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: Ascom Ipesaúde
Fonte: Ascom Ipesaúde
Em: 31/10/2025 às 18:11
Pub.: 03 de novembro de 2025

Mais 35 beneficiários conseguem perder peso com o auxílio do programa ‘Ipes Leve’ e recebem certificados

Neste ano, mais de 50 pessoas finalizaram a ação realizada no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde
Mais 35 beneficiários conseguem perder peso com o auxílio do programa ‘Ipes Leve’ e recebem certificados - Foto: Ascom Ipesaúde

Tratar a obesidade é um desafio, pois se trata de uma condição que vai além da medicina, envolvendo costumes e a cultura de uma sociedade. Ciente desta complexidade, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) desenvolve o ‘Ipes Leve’, um programa de redução da obesidade, que nesta sexta-feira, 31, realizou o 2º Encontro de entrega de certificados aos participantes.

Desenvolvido no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, o Ipes Leve consiste no acompanhamento multidisciplinar, nas áreas de endocrinologia, psicologia, clínica geral, enfermagem e nutrição, de participantes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. No período de seis meses eles passam por consultas regulares, nas quais há monitoramento e orientação dos pacientes em prol do emagrecimento baseado na reeducação alimentar.

Neste segundo grupo, 35 pessoas foram certificadas e somadas aos 20 primeiros participantes, totalizam 55 pacientes com menor massa corporal alcançada. A funcionária pública aposentada Claudice Gaspar, que eliminou 6kg, tomou conhecimento do programa durante sua rotina de consultas na unidade, por ser pré-diabética há cerca de três anos. Para ela, o que mais contribuiu para a sua mudança e a chegar ao bom resultado foi o desenvolvimento da consciência pela busca de uma melhor qualidade de vida.

“Quando eu conversei com a assistente social ela me falou do Ipes Leve e me interessei, porque eu não quero fazer cirurgia, é fora de cogitação. Então vim e estou saindo, mas um pouco triste porque estou indo embora. Eu amei, não só pelo programa e também pelos médicos e as enfermeiras. A equipe toda, eu não tenho nem o que dizer, me ajudou muito mesmo. Você vai trabalhar com o seu emocional principalmente, não pode confiar só em médicos, tem que fazer por onde, também. O medicamento ajuda também, mas você tem que estar igualmente comprometida”, contou a beneficiária, elogiando a ação.

Já o beneficiário Robson Lisboa, que eliminou 5,5kg, a princípio nem pretendia a perda de peso. O resultado veio como uma consequência da prioridade dada por ele à saúde, a partir das orientações recebidas nas reuniões semanais do programa. “Eu realmente gostaria de agradecer a toda a coordenação, as nutricionistas, todas as médicas aqui, todos que são exemplos de pessoas com força de vondade. Agradeço demais a essa equipe competente do Ipes Leve por estar nos apoiando”, disse durante o encontro.

Ipes Leve

A enfermeira do programa Rachel Rezende, conta que a iniciativa acontece desde 2023, mas neste ano de 2025 o incremento do apoio psicológico foi um diferencial. “A saúde mental é muito importante para o controle da obesidade. Porque muitos tinham problemas de ansiedade, depressão e acabavam levando isso na própria alimentação. Aquela compulsão alimentar, aquele estímulo beliscador. Então, isso favoreceu a melhora desses pacientes na questão mental. Então, com isso, houve resultados mais positivos com a perda de peso. Eles ficaram mais acolhidos, à vontade, e isso trouxe motivação porque a cada mês, diante da diminuição de 2kg, se colocássemos a meta de mais 2kg, isso dava motivação para eles. Então, hoje, estamos encerrando com essa conquista de alguns pacientes durante a sua trajetória no programa”, avaliou a enfermeira.

Na programação do encontro houve a participação do psicólogo Mário Bruno, que desenvolveu um bate papo com o tema "Cuidar de si é seguir em frente: a conquista continua", e também da nutricionista Graziella Roberta, que abordou a "Alimentação saudável no dia a dia: construindo hábitos que transformam". Ambos os profissionais integram a equipe multidisciplinar no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde.

Segundo a coordenadora do Centro, Cristianne Oliveira, o Ipesaúde dará continuidade ao programa, que vem se mostrando um sucesso pela adesão e resultados alcançados. Em novembro, mais um grupo passará pelo acompanhamento.  


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação